Blog Brigitte Calegari | TUDO SOBRE PREENCHIMENTO LABIAL

02.04.20

TUDO SOBRE PREENCHIMENTO LABIAL

MARÍLIA OLENSKI

Com uma legião de adeptas, ousamos chutar que o preenchimento labial foi um dos procedimentos estéticos mais requisitado Brasil afora nos últimos tempos.

A técnica, que consiste em na aplicação de ácido hialurônico através de seringa ou cânula, projeta, contorna e aumenta os lábios instantemente sem a necessidade uma intervenção cirúrgica mais delicada.

Conforme envelhecemos, perdemos naturalmente gordura e algumas áreas do rosto ficam mais “murchas”. Os lábios, por exemplo, costumam ficar mais finos e flácidos e o preenchimento assume um papel corretivo que recheia as ruguinhas, acentua o contorno e projeta a boca para ficar mais definida – ressaltando a sua beleza natural.

E, desde que feito com moderação, o procedimento também aumenta harmoniosamente os lábios ainda jovens para fins estéticos – caso aplicado novamente em um curto intervalo de tempo.

Porém, como qualquer outro método, ele também gera dúvidas, principalmente sobre suas indicações, contraindicações, dores e duração. Por isso, convidamos a Dra. Fabíola Tasca, médica dermatologista, para responder mais sobre o tema e esclarecer todas as informações. 

Preenchimento Labial - Todas as informações que você precisa!

PREENCHIMENTO É DIFERENTE DE BOTOX?
Por serem procedimentos que injetam substâncias na pele, muitas vezes podem ser confundidos. 

Segundo a Dra. Fabíola, o botox consiste na aplicação de toxina botulínica para paralisar as ruguinhas dinâmicas da face, enquanto preenchimento injeta produtos a base de ácido hialurônico para preencher e aumentar determinada área – como os lábios, por exemplo. 

COMO O PREENCHIMENTO LABIAL É REALIZADO?
Depois de realizar a assepsia (que é a limpeza adequada da área para evitar germes e infecções), é necessário aplicar uma pomada anestésica ou realizar uma anestesia intrabucal.

A dor varia de acordo com a sensibilidade de cada paciente, mas uma das duas opções anteriores já consegue amenizar a reação, segundo Dra. Fabíola.

Ela também conta que o ácido vem disposto em uma seringa com 1ml, geralmente, e pode ser aplicado com uma agulha ou cânula dentro do lábio (para preencher) ou no contorno (para delimitar). 

QUANTOS TIPOS DE PREENCHIMENTO LABIAL EXISTEM?
Atualmente, somente o acido hialurônico pode ser usado para fins de preenchimento labial com segurança. Por isso, descarte qualquer outro tratamento ou procedimento que não seja recomendado por um médico dermatologista. 

São várias marcas e tipos de ácidos disponíveis no Brasil, entretanto é necessário um tipo específico para os lábios. Segundo a Dra. Fabíola, o ácido hialurônico não pode ser muito denso ou duro – ele precisa ser maleável para modelar o contorno labial, sem deixa-lo endurecido ou artificial.

O mesmo produto que é utilizado para preencher, não pode ser usado para dar sustentação ao nariz, por exemplo.

QUANTO TEMPO DURA E QUEM PODE FAZER?
De modo geral, o preenchimento labial dura de 4 a 10 meses após aplicado. A Dra. Fabíola afirma que a variação desse tempo depende do tipo de preenchimento feito e qual a condição atual dos lábios, incluindo se ele está com mais ou menos gordura. 

Para aquelas que desejam um bocão à lá Kylie Jenner, podem repetir a dose das agulhadas de 1 a 2 meses após a primeira aplicação. Lembrando que o aumento deve ser forma gradual, para que não haja efeito rebote! 

Ultimamente, esse procedimento está sendo super procurado por jovens que não gostam dos lábios finos e querem o efeito estético, mas o preenchimento também é indicado para fumantes (que tendem a ter mais ruguinhas ao redor dos lábios – e não estão satisfeitas com isso), além de todas aquelas que desejam simplesmente fazer!

CONTRAINDICAÇÕES E CUIDADOS ESPECIAIS
A Dra Fabíola afirma que as pessoas que precisam evitar o procedimento são aquelas que possuem doenças autoimunes (como lúpus), infecções ativas no local (como herpes) ou possuem hipersensibilidade ou alergia ao ácido hialurônico. 

Na hora dos cuidados, a dermatologista comenta que varia de paciente para paciente. Por quê? Cada um reage de uma forma a aplicação. O inchaço, por exemplo, pode ser maior ou menor em cada individuo, assim como o aparecimento de hematomas roxinhos. 

Pode até rolar uma leve assimetria nos primeiros dias, mas fique calma porque isso pode ser normal! Às vezes, a seringa ou cânula pode atingir algum vasinho – o que aumenta o inchaço em um dos lados.

Depois da aplicação, durante as primeiras 24h, a Dra. Fabíola não recomenda o uso de batons, mergulhos em piscinas e até mesmo o beijo! Todas essas medidas são para evitar o risco de contaminação

ODIEI E QUERO VOLTAR AOS LÁBIOS NORMAIS! COMO FAZER?
É super possível que o paciente não goste dos resultados finais do preenchimento, após o período de adaptação. Lábios muito grossos, ou efeitos indesejados, podem fazer com que haja arrependimento. 

A Dra. Fabíola afirma que há solução para a reversão: “é possível reverter os efeitos do ácido hialurônico através de uma enzima chamada hialuronidase”. Essa substância é uma facilitadora da difusão de líquidos injetáveis. Uma boa, né?

COM QUEM POSSO MARCAR O MEU PROCEDIMENTO?
Procure sempre profissionais que estão aptos a realizar procedimentos invasivos, como dermatologistas ou dentistas com habilitação orofacial. 

Mas a Dra. Fabíola alerta: antes de fazer qualquer procedimento estético invasivo, é muito importante consultar o seu dermatologista de confiança. Ele vai conseguir distinguir o que é indicado para cada caso, sugerido sempre aquilo que vai ficar melhor para a sua beleza.

Nessa matéria:
Dra. Fabíola Tasca
Médica Dermatologista
CRM/PR 20.830 | R.Q.E. 12.891
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS