Brigitte Calegari | Blog

23.09.21

CINCO LIVROS DE CABECEIRA QUE TODO MAQUIADOR PRECISA LER

KARINA HOLLO

Quem disse que maquiagem é só sobre pincéis e paletas coloridas? Pode acreditar, alguns livros são essenciais para a carreira de um maquiador. "Muita gente pergunta quais livros sobre maquiagem eu indicaria, então, aqui vão eles", fala Brigitte Calegari. "Tem um pouco de tudo: desde a história da maquiagem (acho super importante saber como essa área foi evoluindo ao longo do tempo), até técnicas e passo a passo ensinados por mestres como a americana Lisa Eldridge e a australiana Rae Morris, além do mito brasileiro Duda Molinos", continua. Pronta para turbinar sua bancada – ops, biblioteca – de make? #PartiuLeitura

MAKEUP MANUAL BOBBI BROWN: FOR EVERYONE FROM BEGINNER TO PRO
A marca de beleza que revolucionou o mercado em 1992, com 10 bases em bastão (já de olho na diversidade), sempre teve o propósito de valorizar – não de esconder. Pode ser mais visionário e atual? A maquiadora americana Bobbi Brown conta que criou sua linha de produtos porque estava cansada de batom vermelho. Fato é que ela sempre foi adepta da beleza natural, verdade seja dita. Neste livro, ela entrega desde noções básicas de cuidados com a pele até  dicas de como encontrar a cor certa e o tipo de base para qualquer tom de pele, aplicar make nos olhos (sobrancelhas, delineador, sombra, máscara para cílios). Isso sem falar de estratégias sobre blush, bronzer, batom... Cada capítulo tem instruções básicas passo a passo + fotos e desenhos. Bônus: segredos de beleza que só os maquiadores sabem (incluindo como trabalhar com fotógrafos e celebridades). "É uma verdadeira aula de maquiagem, acho indispensável para quem quer se tornar ou já é maquiador. Tem desde o estudo dos variados tipos de pele, quais produtos mais adequados para cada um, truques práticos… Ensina até a como montar uma maleta profissional", conta Brigitte Calegari. 

 FACE PAINT: THE STORY OF MAKEUP, LISA ELDRIDGE  
Pintar rosto e corpo é uma das práticas sociais globais mais antigas. Nesse livro, a maquiadora Lisa Eldridge (que tem uma lista de clientes famosas de páginas e páginas, incluindo Dua Lipa, Kate Winslet, Keira Knightley, Nicole Kidman) Lisa Eldridge, conhecida por seus looks de tapete vermelho frescos e perfeitos, fala sobre a história da maquiagem. A publicação logo se tornou um best-seller do New York Times (e hoje está publicado em nove idiomas). Ela também é uma das maiores colecionadoras de maquiagem vintage do mundo, incluindo o porta-batom que Cartier fez para Audrey Hepburn em 1954. Atualmente, ela é Diretora Criativa Global da Lancôme (desde 2015), trabalhando no desenvolvimento de produtos, campanhas publicitárias e estratégia digital. Isso depois de passar por Chanel e Shiseido. Foi uma das primeiras maquiadoras profissionais a ter seu próprio site e transmitir tutoriais do You Tube. No livro, ela fala de maquiagem desde os tempos egípcios até a era vitoriana e a era de ouro de Hollywood. "Mais uma leitura obrigatória para profissionais da beleza, incrível para quem é curioso. A Lisa aborda de fato toda a história da maquiagem e o uso das cores. A gente passa a entender de forma mais ampla e concreta as referências que usamos até hoje!"



DIA DE BEAUTÉ: UM GGUIA DE MAQUIAGEM PARA A VIDA REAL, VIC CERIDONO 
O DDB foi um dos primeiros blogs de beleza do Brasil há quase 15 anos! Sua linguagem fácil e descomplicada logo fez sucesso. E é assim também o livro da jornalista e influencer de beleza Vic Ceridono (que hoje mora em Londres). Ela dá dicas para se aventurar em maquiagem de festa, esfumados curinga para jantares românticos ou casamentos, batom vermelho… Os truques de Vic são acessíveis, vindas de quem experimentou de tudo para descobrir o que vale mesmo a pena. "Um livro fofo, focado em maquiagem pessoal, com truques e dicas para colocar em prática no dia a dia", diz Bri.

MAQUIAGEM, DUDA MOLINOS 
Ele foi o primeiro a trabalhar exclusivamente nos sets de foto e gravação, nos anos 1980. Participou do Phytoervas Fashion, embrião do SPFW, nos anos 1990. Teve sua própria linha de maquiagem nos anos 2000… Duda Molinos foi o percursor do movimento que tirou os maquiadores e cabeleireiros dos salões para levá-los aos backstages dos desfiles, às gravações publicitárias e aos editoriais das revistas. Um mestre cheio de talento e genialidade. Neste livro, ele traz informações indispensáveis a todos que buscam formação profissional na área. Além de entregar dicas e truques, também traz passo a passo das técnicas de preparação da pele até a finalização. Com um capítulo sobre Cosmetologia, a ciência que está revolucionando a indústria da beleza. "Foi meu primeiro livros de maquiagem e deve ter sido o primeiro de muitos outros maquiadores. Tem muita coisa prática… O Duda mostra o poder da maquiagem, com muitas transformações ao fim do livro, com informação atemporal", indica.

 MAKEUP MASTERCLASS, RAE MORRIS
Ela é uma das maquiadoras mais influentes do mundo – suas obras-primas estão estampadas no rosto de modelos, atores e celebridades internacionais. Makeup Masterclass é seu sexto livro e nele a maquiadora australiana compartilha todos os segredos de maquiagem de sua incrível carreira de 25 anos, revelando técnicas com a ajuda de fotografias e passo a passo. São mais de 40 looks, descritos com linguagem fácil. Ótimo para aprender os segredos da aplicação de base perfeita, make para os olhos, sobrancelhas, contornos matadores, bronzers, como disfarçar os sinais de envelhecimento e muito mais. "Além de ser um livro belíssimo, com belas imagens, referências e maquiagens, ele tem muita informação teórica. Sabe aquele livro que você consegue revisitar ao longo de toda a sua carreira? É esse!", finaliza Bri.


VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE

23.08.21

GUIA COMPLETO DE CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

KARINA HOLLO

Não, não é só impressão sua: um estudo publicado em 2018 no British Journal of Dermatology explica que as células da pele literalmente encolhem no frio, o que prejudica uma proteína chamada filagrina, importante na hidratação natural. Traduzindo o que a ciência comprovou, nossa pele decididamente fica mais ressecada no inverno. Os motivos são vários: a temperatura da água do banho sobe, a dos dias, cai. E a umidade do ar despenca. Aquecedor ligado, menor transpiração e ingestão de água também podem favorecer a desidratação da pele. Qual a rotina de skincare ideal para a estação? A gente te conta a seguir.


Produtos de limpeza da pele no inverno

 LIMPEZA SUAVE

Para começar, eleja um sabonete mais gentil. "Cada vez mais vemos a importância de optar por higienizadores suaves na rotina de cuidados com a pele – se possível devemos escolher géis de limpeza sem sabão (syndets), que limpam sem agredir", ensina a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. 
Produtos de hidratação da pele no invernp

HIDRATAÇÃO CAPRICHADA

A hidratação deve estar adaptada ao clima e ao estado da pele – é muito comum precisarmos de hidratantes mais potentes nessa fase! "A dica aqui, em geral, é: deixe os hidratantes em gel-creme ou sérum para os dias mais quentes, e aposte em cremes e texturas mais densas para essa fase do ano!", sugere Lilia. 

NÃO PARA ESFOLIAÇÃO, SIM PARA ÁCIDOS

Ela ressalta que a esfoliação é uma etapa cada vez menos recomendada, uma vez que ela agride a barreira da pele. "No inverno, especialmente, devemos evitar a esfoliação do rosto. Essa é uma fase ótima para caprichar nos ácidos – a gente se expõe menos ao sol e é o momento ideal para aproveitar os benefícios desses ativos poderosos", continua ela. 


Os ácidos estimulam a renovação celular da camada mais externa da pele, reduzindo a espessura da camada de queratina, o que torna a pele mais luminosa e com uma textura mais uniforme.

 

Mas aqui vale a ressalva: nada de usar ácidos por conta própria, ok? Eles devem sempre ser recomendados pelo seu médico dermatologista de confiança. 

PROTEÇÃO SOLAR SEMPRE OBRIGATÓRIA
Proteção solar sempre obrigatória
Solzinho de inverno é mais fraco mas causa danos à pele assim mesmo! Por isso, nada de descuidar do filtro solar. Ele deve ser diário e pode ter uma textura ou ativos hidratantes, como ácido hialurônico.

E DA PELE DO CORPO, COMO CUIDAR?
Já levando em conta que os banhos ficam mais quentes e a gente não tem coragem de aplicar hidratante quando sai do boxe por causa do frio… o que fazer? "O combo banho quente + longo + bucha é super inimigo da pele. Abandone de vez a bucha e tente tomar banho morno – aquecer o ambiente ajuda a não ter que aumentar tanto a temperatura da água) – menos demorado (e você ainda colabora com o planeta <3)", aconselha Lilia.

Capriche também na escolha do sabonete: evite os antibacterianos e fuja dos produtos em barra, que são mais agressivos e ressecam mais a pele. "Dê preferência a sabonetes líquidos e hidratantes (os de bebê são ótimos!) ou aos géis de limpeza sem sabão. Hoje em dia há no mercado óleos de limpeza com tecnologia syndet que limpam sem agredir e fazem um filme de hidratação, além de serem deliciosamente agradáveis", fala a dermato. 

Logo depois da chuveirada, se jogue no hidratante! Aplicar o hidratante com a pele úmida aumenta a penetração do produto e sua potência! "Prefira produtos em creme, que são mais densos do que as loções e evite os coloridos ou muito perfumados, que apresentam maior risco de alergia e são menos potentes para hidratar a pele." Em tempo: apesar de os óleos deixarem a pele "besuntada", os cremes são sempre mais potentes! 

 

VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

20.07.21

BELEZA DA ALTA COSTURA AW 2022

KARINA HOLLO

ARMANI PRIVÉ


Quem tem boca, vai a Roma. Mas quem tem olho, vai a Paris!
Make de passarela tem aquele incrível poder de fazer a gente viajar. A temporada trouxe olhos fortes e dramáticos, com toques de diversão. Vem conferir Karina Hollo? 
Quem ama make de passarela, levanta a mão! E na semana de desfiles de alta costura de Paris, muito tem se falado de otimismo pós-pandemia nas coleções, mas as maquiagens, com exceção de um toque azul ali, outro aqui (que traz um ar de diversão, experimentação e leveza), foram dramáticas, com bastante (para não dizer totalmente) peso nos olhos. Sim, embora na Europa já esteja se vivendo um momento com menos obrigatoriedade de máscara, a metade superior do rosto ainda está atraindo o foco. 
Vem conferir o que rolou:

CHANEL
Inspirada por duas mulheres artistas do século 19 – Berthe Morisot e Marie Laurencin –, a diretora criativa Virginie Viard trouxe tweeds e vestidos delicadamente bordados. Na beleza, os cabelos vieram com moicanos trançados e amarrados nas costas com grandes laços pretos (uma assinatura da casa), com uma pegada punk suave e feminina. Na maquiagem, os looks eram rock'n'roll: olhos fortes com delineador azul profundo e um traço preto bold por cima. Pele, matte e lábios neutros.

DIOR
DIOR
Rodeado por chapéus de tweed e vestidos diáfanos, o rosto criado pelo diretor de criação e imagem da Christian Dior Makeup Peter Philips tinha olhos sublinhados por um azul profundo – mais uma vez, puxando para um punk do dia a dia, em um visual elegante e um pouco ousado. O olho é gráfico, mas tem um toque suave, um delineador sob o delineador, em azul intenso + preto fosco (a cor Denim da Paleta 5 Couleurs Couture). As sobrancelhas estavam bem preenchidas, a pele matte e os lábios, neutros (com um protetor labial Rouge Dior). "O delineado inferior era bem dramático e forte, com pegada punk e elegante, em um azul mais fechado, intenso, marinho mesmo. Foi usado um lápis preto de base e por cima a sombra azul", observa Brigitte Calegari. "O que achei mais bacana foi que para o olhar, que já estava pesado, não ficar over, Peter Philips deixou as sobrancelhas bem naturais, assim como a pele."



ARMANI PRIVÉ
ARMANI PRIVÉ
Leve, revigorante e relax: assim foram os looks de Armani Privé, rodeados de vestidos  glamourosos. A make foi suave e sutil, alegre, bonita – e fácil. Pele quase nua, sobrancelhas bem desenhadas, lábios naturais e bochechas rosadas (com ajuda de blush cremoso). Um brilho sutil nos pontos altos do rosto e… uma leve camada de sombras em tons pastel azuis, lilás, verdes e rosas cobrindo as pálpebras + um delineador fino e delicado + cílios cheios de drama. Diversão define! "O olho bicolor de Armani mostra pra gente que é possível, sim, ser elegante com make colorida. As sobrancelhas e a pele estavam leves e naturais e os cílios, só com máscara (os postiços deixariam a make colorida over!)", observa Bri. "Também gostei muito de como as cores foram usadas de um jeito menos convencional. Normalmente, a gente esfuma de dentro para fora, na horinzontal. No desfile, eles usaram na vertical, uma cor em cima, outra embaixo, e em tons próximos na cartela de cores – assim, não fica caricato!", analisa ela.
  


Giambattista Valli
GIAMBATTISTA VALLI
Dá para não amar o gatinho extrabold de Giambattista Valli? Principalmente porque ele faz um contraponto mara com os vestidos de sonho da label! "Esse look gráfico e bold faz os olhos serem os protagonistas absolutos da maquiagem. É o delineado e nada mais", diz Bri. 



BALENCIAGA DELINEADO
BALENCIAGA
Direto e reto, literalmente: assim foi o delineado gatinho do desfile de Balenciaga. "Achei que o traço bem reto trouxe modernidade ali... O gatinho tem essa coisa de ser clássico e atemporal, pode ter até uma pegada retrô, mas essa forma mais reta traz uma modernidade superinteressante", analisa Brigitte.








VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE

28.06.21

DICAS PRECIOSAS DE DINDI HOJAH EM SUA 1ª AULA ONLINE

KARINA HOLLO

Em maio, tivemos duas super aulas de maquiagem online com os beauty experts Brigitte Calegari e Dindi Hojah. O tema da primeira? Beleza Hipernatural, aquela make de linda que nasceu assim, sabe? A da segunda? Beleza Sobrenatural, artística e autoral. As duas têm, lógico seus segredinhos. E os principais, a gente conta a seguir. Enjoy! 

Brigitte Calegari Dindi Hojah curso aula


De um lado, nossa musa Brigitte Calegari – que virou modelo belíssima para as aulas. Do outro, Dindi Hojah, maquiador que já trabalhou para a mega bombada família Kardashian, com Gilberto Gil e com Iza, e que tem um olhar sofisticado e um acabamento perfeito. Só podia dar bom, né? Em quase quatro horas, com um rápido intervalinho, na primeira aula, ele desvendou seus processos e ensinou a fazer aquela maquiagem linda e suuuper natural. “A que nem o marido descobre que você está usando”, brinca ele. Em tempo: formado pelo Liceu de Maquiagem de Vanessa Rozan, Dindi foi o responsável pelo cabelo e pela maquiagem do rapper Kanye West e dos músicos do seu Sunday Service. Ele foi descoberto pelo marido de Kim K pela beleza que fez para o desfile da marca Cotton Project, na SPFW, em 2017, aprimorada depois em um shooting com o fotógrafo Hick Duarte. Eis que, trabalhando na Califórnia, recebeu um e-mail da equipe criativa da Yeezy, grife de West. O que aconteceu depois? Até vestido de cabelos para North West, ele fez. O paulistano de 34 anos tem um longo histórico de desenho, artes e trabalho manual no currículo, além de ser formado em Design de Produto e pós graduado em moda. Para conferir seus 4 segredos de uma pele supernatural, continue lendo:



A LIMPEZA DA PELE
Sim, sim: mesmo que a pele que vai ser maquiada esteja limpa, ele aconselha aplicar água micelar para equalizar e neutralizar o rosto. “Sem falar que esse momento é uma ótima oportunidade para reconhecer, escanear a face, seu formato, suas características”, diz Dindi. Seja sincera: você já tinha relacionado o momento da limpeza da pele a esse reconhecimento de terreno? Gênio.


BENEFÍCIOS INVISÍVEIS
Então, chega a hora da preparação da tela que é o rosto. Ele aconselha pedir para a cliente esfoliar os próprios lábios (para não correr o risco de colocar força demais e machucar essa pele tão delicada). Em seguida, precisa hidratar os lábios, a também sensível área dos olhos e o rosto. “Esses passos trazem benefícios invisíveis, mas superimportantes, incluindo efeito tensor, antifadiga e lifting... Assim, você consegue uma nova qualidade de pele”, conta. Vale fazer uma massagem? Dindi conta que raramente há tempo. Afinal, não estamos ali para um tratamento e, sim, para maquiar. É justamente por isso que ele diz que, para esse momento, busca produtos que entreguem resultado imediato. “Preciso da resposta instantânea – não em 24 horas ou em uma semana.” Faz sentido: queremos beleza, e queremos agora! 


CAMADAS INVISÍVEIS QUE ELIMINAM CAMADAS VISÍVEIS
Chega a hora de fazer a pele – vamos combinar, a base de uma beleza natural. Dindi indica borrifar uma bruma leve e, então, aplicar base leve e transparente com esponja molhada – para ela não roubar água nem da pele, nem do produto. Em tempo: esponja, cada cliente tem a sua. Não dá para misturar ou trocar. “Para clientes habituais, inclusive monto um kit com etiqueta.” O blush, ele começa aplicando bem no centro da maçã do rosto, para dar aquele ar de viço e saúde.


BRILHO MUITO É BOBAGEM
Se Dindi é adepto do iluminador? Bem, gostamos todos de um look glow. No entanto, ele aconselha evitar brilho em alguns pontos-chave: no centro da testa, entre as sobrancelhas, na ponta do nariz e ao redor dele e da boca, no queixo e nas olheiras. “Para mim, o brilho deve estar localizado na ponte do nariz e no arco do cupido. Além disso, ele faz um C nas têmporas.” 


MAKE HIPERNATURAL
Durante a primeira aula, surgiu o tema da próxima: Maria Antonieta Punk. Dindi e Brigitte deram um show e realmente foi impressionante ver o rosto da nossa musa se transformando com a maquiagem. Mas o mais importante desse processo todo foi a pesquisa de referências para a criação do look. Para começar, ele aconselhou a não procurar imagens de maquiagens prontas, e sim informação (visual também, lógico), que retratassem Maria Antonieta de verdade – rainha consorte da França no século XIX. Depois de ver muitas referências (e até de mergulhar na história dela), e começar a construir sua criação, Dindi passou para o segundo passo da pesquisa: o movimento punk, dos anos 1970, com foco em imagens de mulheres dessa época. Depois de separar fotos de makes icônicas e eleger caminhos, ele mixou as informações e voilá – Maria Antonieta punk ganhou vida!  



Aqui você prendeu os quatro passos principais para uma pele deusa e o processo de pesquisa para criar uma maquiagem hipernatural. Ficou com gostinho de quero mais? As aulas estão gravadas. Entre em contato via WhatsApp para saber como acessar:
(44)99135-0240


VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE

28.06.21

GADGETS DE BELEZA, PARTE 2

KARINA HOLLO



É isso mesmo: estamos tão apaixonadas por esses acessórios de beleza que uma matéria só foi pouco! Vem investigar esses itens que podem ajudar você a cuidar do rostinho. Karina Hollo 


Aplicador de máscara que potencializa o resultado dos ativos, massageador 3D, fronha de seda, geladeirinha de beleza, máscara de LED... Antes de você abrir espaço para esse arsenal de beleza, vem saber um pouco mais sobre cada um desses acessórios que prometem maravilhas e estão nas bancadas dos maquiadores e influs nacionais e internacionais.



gadgets de beleza Foreo travesseiro de cetim





Máscara facial? Amamos. E esse aparelhinho é um aplicador de máscaras que funciona por aplicativo e esquenta, esfria e vibra, de acordo com o objetivo. Tudo para os seus princípios ativos serem melhor absorvidos. “De uma maneira geral, o aquecimento dilata os poros e pode sim aumentar a penetração de alguns ingredientes”, explica a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. “E o resfriamento, por outro lado, provoca vasoconstrição e pode ajudar a reduzir o inchaço e deixar a pele com aparência mais homogênea, enquanto o LED vermelho tem ação anti-inflamatória e pode melhorar o aspecto da pele que apresente acne e rosácea, por exemplo. Além disso, o LED azul tem efeito anti-bacteriano e promove redução de Cutibacterium acnes, bactéria envolvida no mecanismo da acne, podendo ser interessante nesses casos”, continua ela. Ah! A vibração associada à variação de temperatura relaxa e deixa o momento de skincare mais agradável.




O gadget faz uma massagem na região dos olhos, o que ajuda na drenagem do inchaço e ativa a microcirculação. “Massagear a área dos olhos pode reduzir o inchaço e a aparência de bolsas”, diz Lilia.
Mas as linhas finas dessa região se formam por movimentação repetida (contração muscular), exposição solar e pela flacidez do processo de envelhecimento e, por isso, precisam de tratamentos específicos. “Manter essa região bem hidratada, no entanto, pode atenuar o aspecto de linhas finas”, ensina a dermato.
 



Muito se fala dos benefícios de trocar a fronha de algodão pela de seda. Vale mesmo a pena, para evitar rugas e a formação de acne? ”A fronha de seda reduz o atrito nos cabelos e assim pode atenuar o frizz”, alerta Lilia. Para evitar rugas de sono (as famosas “sleep-lines”), mais importante do que trocar a fronha é evitar amassar o rosto na hora de dormir. “Se trocar para fronha de seda ajudar você a se lembrar de não amassar o rosto, se joga! Se não, tente dormir de barriga para cima”, diz ela. Fronhas de seda absorvem menos a umidade, e podem ajudar a não agredirem ou irritarem a pele. O algodão promove maior atrito na pele.
E sim, trocar e lavar os lençóis e fronhas semanalmente é suficiente para evitar a piora da acne. Afinal, a gente fica cerca de 8 horas por dia com o rosto encostado no tecido – que acumula poeira, oleosidade e sujeira.  



Elas são lindinhas, objetos de beleza tentação. Mas será que realmente é importante colocar os produtos de beleza dentro dela? “Depende: manter os produtos refrigerados é importante especialmente se você tem o hábito de usar manipulados que são menos estáveis, principalmente se mora em regiões muito quentes”, diz Lilia. Além disso, pode ser gostoso se você gosta da sensação fresca na pele. 



Esse gadget parece ter vindo de um filme de ficção científica! Mas a questão é que pode, sim, funcionar para a sua beleza. O LED pode ser interessante por seu efeito anti-inflamatório e antibacteriano. “O LED azul leva à produção de espécies reativas de oxigênio e destruição seletiva da bactéria Cutibacterium acnes, sendo potencialmente interessante em pacientes com acne”, conta Lilia. Já o LED vermelho (660nm) tem efeito anti-inflamatório e pode ser um aliado em pacientes com acne, rosácea, dermatite seborreica, dermatite perioral, entre outros. “É importante ressaltar que, apesar de serem benéficos no tratamento da pele, o uso de LED de NÃO substitui uma boa rotina de cuidados com a pele e os tratamentos orientados e realizados pelo médico dermatologista, ok?”, ressalta a dermatologista.



Esse massageador promove relaxamento e pode ajudar a reduzir o inchaço depois de uma noite mal dormida – suficiente para ganhar lugar na sua penteadeira? “A perda de definição no contorno do rosto acontece porque, durante o processo de envelhecimento, há reabsorção de osso e gordura e a pele perde sustentação e suporte, tendendo a girar para o centro e cair. Para melhorar o contorno, é preciso atuar nas camadas mais profundas! “Devolver estrutura e suporte requer cirurgia, preenchimentos com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e tecnologias, como a radiofrequência e o ultrassom microfocado”, finaliza a médica.




VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

04.05.21

GADGETS DE BELEZA PARTE I

KARINA HOLLO

Skin rollers, gua shas, escovas faciais. Eles se tornaram nossos fiéis companheiros na rotina de skincare e de bem-estar. E se você ainda não entrou para esse clube, vem entender melhor para que serve cada um e entregue-se!

Em tempos de pandemia, cuidar da pele transcendeu a questão de limpar, hidratar e proteger e se tornou um momento de autocuidado e bem-estar. Se você acha que é bobagem, saiba que não é, não. Para começo de conversa, a massagem que a gente faz no rostinho ao aplicar uma espuma de limpeza ou o sérum antioxidante dispara a produção de neurotransmissores de prazer – viu como a ciência explica essa nossa fixação por tratamentos de beleza?

E aí aliados ao momento de isolamento, com menos acesso a sessões na clínica dermatológica ou estética, eles tomaram conta da nossa bancada – os gadgets de beleza. Atire o primeiro gua sha quem não se rendeu a essa ferramenta de origem chinesa ou aos skin rollers para dar um up no rosto super em foco nas reuniões de Zoom. “O guasha e o rolinho de jade são geladinhos o que, junto com a massagem que fazemos com eles, podem ajudar a reduzir o inchaço do rosto”, conta a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. A médica diz que eles são gadgets democráticos – podem ser usados por qualquer tipo de pele! Peles oleosas, maduras, negras, com acne... “Mas é importante ressaltar que eles não têm benefícios anti-idade, ok? Não aumentam a penetração dos cremes, não estimulam o colágeno, não tratam envelhecimento. Veja o guasha e o rolinho com um carinho com a sua pele: se gostar, use!”, fala Lilia

Mas você sabe como usar e tirar o máximo de cada um, seja para absorver melhor os cremes, seja para deixar o rosto pronto para a maquiagem? Vem aprender:

gadgets de beleza



 
GUA SHA PARA DRENAR

A técnica Gua Sha está enraizada em técnicas chinesas antigas usadas para nutrir sua pele. De jade ou de quartzo rosa, é capaz de deixar a pele com aparência mais jovem, firme e radiante, suavizar rugas, aliviar dor de cabeça, eliminar toxinas e liberar a tensão. “Com as mãos, podemos massagear, fazer exercícios e relaxar o rosto. No entanto, às vezes é bom adicionar um pouco de variedade à rotina”, sugere Alessandra Scavone, fonoaudióloga. E se você quer dar um up no rosto em 1 minuto por dia, o gua sha de jade é o ideal. O excesso de líquido no rosto pode causar inchaço e uma pele sem viço e o gua sha pode ajudar muito! “Podemos usá-lo para massagear de modo a ajudar a eliminar toxinas, ativar a circulação sanguínea e aumentar a vitalidade e oxigenar a pele, deixando-a mais firme, com mais viço, ajudando até a suavizar as linhas de expressão.”
 


ROLLER FACIAL PARA REDUZIR OLHEIRAS E LINHAS FINAS

O roller, em especial de jade, alisa a pele a qualquer momento do dia. Já o de quartzo rosa acalmar pele sensível ou inflamada enquanto reduz as bolsas sob os olhos e dá aquele glow – coloque na rotina da manhã! “Isso porque ela é uma das mais maravilhosas pedras de cura e embelezamento, eliminando toxinas e reduzindo o inchaço, suavizando rugas e linhas de expressão, melhorando a elasticidade da pele, aliviando o estresse e a tensão, fazendo uma drenagem linfática, reduzindo as olheiras”, diz ela. 
 
Em tempo: antes de usar qualquer uma dessas ferramentas, certifique-se de ter mãos e rosto limpos antes, ok? De acordo com Alessandra, podem ser usados todos os dias. 
 


Como preparar a pele com o Roller Facial e o Gua Sha para uma maquiagem maravilhosa?
Depois de ter aplicado o hidratante pré-maquiagem, é a hora da massagem com o Roller Facial e o Gua Sha. “O roller será ótimo se você está com o rosto inchado, com bolsas porque fará uma espécie de drenagem, afinando a face, melhorando a tonificação e ajudando a fechar os poros”, fala Alessandra. Vale inclusive deixar o seu roller na geladeira antes do uso. 
 
E se você, além de desinchar, quiser dar um up na musculatura do seu rosto, modelando e ativando a circulação sanguínea, aumentando o viço, passe o Gua Sha. Bem trabalhado, o Gua Sha possibilita uma melhora do tônus muscular facial e deixa pele mais firme. “Passar o Gua Sha antes de dar início ao make é ótimo para acentuar o contorno natural do rosto.”

Com a pele limpa, aplique o hidratante ou óleo e comece a massagem com o roller facial pelo queixo, rolando para fora, em direção à linha do cabelo. Pode continuar esse movimento por todo o resto da área do rosto e pescoço. “O estímulo com o roller facial ou o gua sha, deve ser feito sempre no sentido para fora (no rosto). O movimento ajuda a drenar esses pontos em que o inchaço fica aparente, além de levantar a musculatura da região”, ensina Alessandra. Os movimentos são somente de ida, nunca de volta. Faça cerca de 10 movimentos em cada parte da face. “O lado menor do rolinho é para ser usado nas pálpebras superiores e inferiores. Já o Gua sha pode ser passado 5 vezes em cada região”, fala Alessandra.


ULTRASSOM COM LED

O ultrassom faz parte de tratamentos clássicos em clínicas de estética. O gadget para usar em casa pode ajudar na firmeza, a eliminar inchaço, ativar a circulação e estimular a atividade celular, iluminando a pele. “O LED vermelho tem ação anti-inflamatória, pode ser útil em pacientes com quadros de acne, rosácea ou pele sensível, por exemplo. O LED azul tem ação bactericida e pode ser um tratamento auxiliar nos pacientes com acne mas cuidado – a luz azul/violeta, dependendo da intensidade, pode piorar quadros de manchas e melasma! Aqui novamente a sensação é gostosa e se quiser investir, se joga! Mas é preciso alinhar expectativas e não achar que esses dispositivos são a solução do envelhecimento, ok?”, alerta dra. Lilia
 


ESCOVA FACIAL DE LIMPEZA

Elas são lindas e dão um tom mais profissional para o momento da limpeza da pele, que a gente sabe que é superimportante. Isso sem falar que a massagem que elas fazem no rosto são revigorantes! Dra Lilia faz só um alerta: “Nada de escovas para ‘esfregar’ o rosto, nada de escovas-imitação com cerdas que sejam ásperas! O racional por trás das escovas com vibração sônica é que a vibração das cerdas causa um turbilhonamento da água e colabora para uma melhor limpeza dos poros. Ainda há poucos estudos médicos sobre esses gadgets mas parece que as escovas são sim interessantes, especialmente em peles mais expostas a poluentes e com cravos. 



VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS