Brigitte Calegari | Blog

07.05.20

COMO A VITAMINA C PODE AJUDAR NA MAQUIAGEM

KARINA HOLLO

Ela é um ativo queridinho das brasileiras porque, como nós, é multifunção. Mas você sabe quais as vantagens de aplicar vitamina C antes da maquiagem? 

A vitamina C repara a pele, é indispensável na produção de colágeno e elastina, tem ação clareadora, antioxidante e anti-inflamatória. Não à toa é um dos ativos queridinhos de quem ama cuidar da pele – e todo mundo que curte se maquiar deveria estar nessa turma. Maquiagem sobre pele bem tratada fica muito mais bonita e bem acabada, sabia?

A partir dos 20 anos, a vitamina C deve entrar na sua rotina básica de skincare. Mas a partir dos 30, ela é praticamente obrigatória! Assim, seu rostinho ganha um reforço contra as agressões dos agentes externos (como sol, calor e poluição) e dos radicais livres.

VITAMINA MULTIFUNÇÃO
Nos cosméticos, a substância protege a pele contra os estragos da oxidação causada pelos radicais livres (prevenindo o envelhecimento precoce), ajuda na produção de colágeno (deixando o rosto mais firme), combate das manchas (inclusive as  de melasma), e fortalece a barreira da pele. 

“A vitamina C é um antioxidante potente, ela é usada na pele para diminuir o estresse oxidativo”, diz o dermatologista Alberto Cordeiro, da clínica Horaios, em São Paulo. A gente sabe que envelhecemos porque há uma formação de radicais livres que danificam as células da pele. “A vitamina C vai agir na neutralização desses radicais livres e, além de prevenir o envelhecimento, também o trata,” Por isso, ela é antiage! 

Finalmente, ela também é um substrato da produção de colágeno. E ainda diminui o processo que promove a quebra de proteína na pele, a glicação, decorrente do consumo excessivo de açúcar.

Convencida a começar a usar já? 

CONFIRA SUAS 11 FUNÇÕES PRINCIPAIS:

1. Ação antioxidante que combate os radicais livres 
2. Uniformização do tom da pele
3. Reduz rugas e linhas de expressão
4. Função anti-idade
5. Previne o envelhecimento da pele e o aparecimento das rugas. 
6. Aumento da produção de colágeno
7. Vitamina C + filtro solar podem evitar a formação de manchas. Ela ainda proporciona o clareamento da pele.
8. Garante hidratação prolongada.
9. Tem ação anti-inflamatória.
10. Desempenha um papel fundamental na barreira de proteção da pele.
11. Acelera o processo de renovação celular.

PELE RADIANTE
A indicação de uso é duas vezes por dia, antes do fotoprotetor – ou da make! “A vitamina C é iluminadora da pele”, fala a dermatologista Adriana Cairo, de São Paulo. “Ela estimula a produção de colágeno, tem função clareadora e antioxidante. Mas esse efeito não é de curto prazo. Você vai precisar usar pelo menos por uns 20 dias para perceber o resultado”, ensina ela. 

ANTES DA BASE
“A vitamina C antes da maquiagem auxilia na hidratação da pele, assim, uniformizando-a e proporcionando luminosidade”, fala Alberto Cordeiro. “Após lavar o rosto e secá-lo, você pode aplicar a vitamina C antes do primer, ou até substituí-lo pela vitamina C e dar início a maquiagem”, continua. Para ela não craquelar, aposte em uma textura mais hidratante ou siliconada. 
Podemos encontrá-la em séruns, loções, cremes e também em diferentes concentrações. “De uma forma geral, os veículos em creme são recomendados para peles ressecadas, e os aquosos, como os séruns, são utilizados em peles oleosas”, fala Alberto. Vale ainda usar máscaras com a substância para um tratamento mais caprichado e concentrado.

VITAMINA C

1. Máscara de Vitamina C com Rosas e Esqualano, Biossance Com 10% de vitamina C pura, ginseng e óleo de rosa, para energizer e acalmar a pele. "Essa máscara acende a luz da sua pele, dá aquela ordem de "acorda menina" e faz seu dia começar bem mais bonito. O melhor é que ela é indicada para todos os tipos de pele e você pode, e deve usar todos os dias", diz Ana Lia Vandoni, gerente global de educação da Biossance.

2. A-Oxitive, Avène Sérum antioxidante com 15% de Vitamina C  que corrige rugas e linhas finas, uniformiza o tom da pele e devolve a luminosidade. Sua textura aqua sérum é ultraleve e tem absorção imediata.

3. Salicyli C10, La Roche-Posay Sérum anti-idade concentrado renovador e corretor de imperfeições da pele oleosa, combinando vitamina C pura, ácido salicílico que combate a oleosidade + ação calmante. Com ação antioxidante e efeito iluminador imediato, ele é indicado para corrigir rugas, textura irregular, tonalidade irregular e poros dilatados.

4. Serum Revitalizante Vitamina C, The Body Shop Gel leve e refrescante, com partículas refletoras de luz que deixam a pele radiante e aveludada. Pode ser usado diariamente pela manhã ou à noite, após a limpeza e hidratação da pele, para preparar o rosto para a maquiagem. 
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

06.05.20

GUIA DE MAQUIAGEM: BASES INCRÍVEIS POR ATÉ R$99

MARÍLIA OLENSKI

Seja compacto ou mais incrementado, o seu nécessaire sempre precisa ter a base perfeita para a sua necessidade. O produtinho, que é responsável por unificar o tom do rosto e a sua cobertura, tem um papel protagonista na maquiagem.

O melhor é que não é só com produtos gringos que um bom kit pode ser montado. Ao garimpar em farmácias, lojas de maquiagem e perfumarias, encontramos ótimas opções de bases por até R$99 que cumprem o requisito – e cabem no seu bolso!

Com uma cobertura mais levinha, ou em uma performance mais alta, nossa seleção você vai apresentar uma base ideal (para testar!) e chamar de sua. 

BASES

BASES PARA O DIA A DIA

Se você procura uma maquiagem para usar no dia a dia, em qualquer ocasião da sua rotina, é legal apostar em bases com acabamento mais leve e natural. Aqui, a ideia é apenas uniformizar o tom da pele, corrigindo o que é extremamente necessário com pouco corretivo. 

Sem carregar o visual, com essas opções você consegue uma maquiagem rápida para repetir constantemente – que vai te deixar pronta para qualquer compromisso.

Lembre-se: a ideia não é cobrir ou camuflar a própria pele. Não precisa se preocupar com camadas. Com uma esponjinha (tipo Beauty Blender), um pincel duo fiber ou até mesmo com os dedos, você consegue aplicar sua base e garantir uma pele bonita!

BASES DIA A DIA






__________



BASES COM EFEITO MATTE

Quer um efeito mais sequinho? Bases com acabamento matte são a sua melhor opção! Além de usarmos menos pó nestes casos, a própria base também ajuda a controlar a oleosidade natural da pele, segurando o brilho por mais tempo.

Essas bases costumam ser mais cremosas e um pouquinho mais densas. Além do duo fiber, que garante um efeito mais natural, também vale aplicar com a esponjinha úmida para espalhar tudo sem marcar.

Mesmo que a sua pele seja oleosa, é importante hidratar bem o rosto antes de aplicar uma base matte – afinal, não queremos que ela craquele ou marque linhas, certo?

BASES MATTE



4. MAKE B. - BASE LÍQUIDA AIR POWER

BASE COM MÉDIA E ALTA COBERTURA

Se o que você procura é uma base mais potente, pensando em festas ou até mesmo em uma pele com sinais e manchinhas, é importante optar pelos produtos que prometem média ou alta cobertura.

Essas opções têm mais pigmentação – e isso significa uma cobertura mais alta, sem necessariamente usarmos mais produto. Por isso, é importante construir camadas aos poucos, para entender a quantidade de base necessária – sem pesar a mão no visual. 

Em casos assim, é legal intercalar a aplicação da base com a água termal ou uma bruma, pois esses produtinhos vão ajudar a pele a não ficar “ressecada”. 
BASES ALTA COBERTURA

DICA EXTRA
Se a sua ideia é a versatilidade, indicamos a escolha de uma base de média cobertura. Precisa de uma cobertura mais leve para o dia a dia? Misture o produto com um hidratante ou protetor solar. Quer aquela cobertura extra para garantir uma maquiagem mais elaborada? Construa mais uma nova camada com a base, lembrando sempre de borrifar a água termal antes para que a naturalidade não seja perdida no processo.
VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC

03.05.20

8 TRUQUES DE MAQUIAGEM PARA MULHERES 50+

KARINA HOLLO

Independentemente da idade, encontrar sua base perfeita – e saber aplicá-la é o primeiro e mais importante passo para ter um resultado impecável. E não é porque você já passou das 50 primaveras que deixa de querer super se maquiar, certo?

Porém, quando nosso rosto deixa de ser imune à gravidade, passamos a ter que lidar com linhas finas, rugas e textura irregular, menos volume facial. E agora? Como nessa fase a experiência e a sabedoria são infinitas, vão alguns truques para você se maquiar como uma profissional.

PRODUTOS 50+

1. PREPARE A PELE
Rotina de skincare – limpeza, hidratação e esfoliação – é a primeira estratégia essencial para sua pele ter uma aparência saudável, principalmente se você já passou dos 50.

Antes de começar a maquiagem, aplique um hidratante cremoso sobre a pele limpa. Depois que ele for absorvido, passe primer mais fluído em em todo o rosto, porém focando em áreas com poros e linhas. Outra estratégia é lançar mão dos óleos faciais (já que a pele madura costuma ser mais seca) ou de um hidratante mais denso, além de apostar na massagem facial, que ajuda a pele a absorver melhor os produtos ajudando, assim, a você ter um efeito mais radiante!

2. ESCOLHA A BASE PERFEITA
A pele madura tem mais textura que a pele mais jovem. Linhas finas – ou não tão finas – e poros maiores podem fazer com que a base pareça pesada demais. Encontrar um produto que vire sua segunda pele é fundamental para ter aquele efeito lindo de frescor.

O truque para aplicar a base na pele madura é evitar exageros e procurar uma fórmula hidratante que deixe seu rosto radiante. Essa forma, disfarça pontos fracos e ressalta os fortes.

3. DESENCANE DAS LINHAS
Não dá para esconder rugas – por isso, nem tente. Para uniformizar o tom da pele com a base, use pincéis faciais mais fofinhos, que ajudam a espalhar melhor os produtos, evitando que eles fiquem concentrados e se acumulem nas linhas - aposte no pincel duo fiber! Em seguida, use um corretivo líquido e leve nas áreas mais avermelhadas ou hiperpigmentadas. Para os olhos, concentre o produto nos cantos internos para apagar as olheiras (assim, evita aplica-lo na área externa, onde há mais linhas de expressão).

4. GPS DO BLUSH
Sorrir enquanto você aplica blush é quase uma técnica universal – mas não funciona na pele madura. Melhor aplicar o produto na parte superior da bochecha e depois esfumar para dentro. Invista em tons rosados, que garantem aquele ar fresh e natural.

5. OLHOS ABERTOS
Para ampliar seu olhar, curve os cílios e escolha uma máscara de cílios leve, mas poderosa. Lembre-se: você quer definição natural, mais do que volume ou alongamento. Para pele madura, o melhor delineado é o esfumado com sombra ou lápis, para não acentuar as linhas. Esses produtos têm pigmentação mais suave e ajudam na hora de conseguir um esfumadinho mais bonito e fácil.

Gosta de sombra? Prefira texturas mais opacas e acetinadas para não acentuar as linhas.

6. SOBRANCELHAS SUAVES
Preencha os arcos com lápis ou sombra, desenhando fios aqui e ali, naturalmente – e mais nada. Sobrancelhas desenhadas demais marcam o olhar e envelhecem!

7. LÁBIOS PODEROSOS
Para definir bem o desenho dos lábios, vale usar um lápis labial cor de boca. Desenhe quatro traços separados, sempre começando nos quatro cantos externos e desenhando em direção ao arco do cupido ou ao centro dos lábios inferiores. Aí, é aplicar o batom da mesma maneira – e ele pode ser cremoso, acetinado... depende da sua vontade!

Melhor evitar batons líquidos na textura matte – eles envelhecem os lábios.


VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC

30.04.20

RESENHA: CORRETIVO DIOR FOREVER SKIN CORRECT

BRIGITTE CALEGARI

Quem me conhece, sabe: eu sou a louca da pele perfeita. Amo testar novas bases e corretivos que prometem um visual com boa cobertura, mas sem pesar – questão importantíssima para mim!

Por isso, quando recebi de Dior o novo corretivo Forever Skin Correct, tratei logo de descobrir como ele funcionaria nesse sentido – e confesso que amei!

Logo de cara, a grata surpresa: o lançamento de Dior já vem na tendência dos corretivos tubões. Com 11ml (!!! - os produtos normalmente vêm com 6ml), ele também tem um aplicador maiorzão, perfeito para também ser usado em outras áreas para facilitar a aplicação. 

DIOR FOREVER SKIN CORRECT    

Se você prefere uma pele mais leve para o dia a dia, super rola usar o corretivo sozinho onde você precisa daquela cobertura extra, sabe? Até porque, a própria fórmula também tem preocupações com o nosso skincare. 

Enriquecida com o extrato de Amor-Perfeito Silvestre, que garante aquele boost na hidratação e reduz a aparência de linhas finas (causadas pela desidratação da cútis), o Forever Skin Correct também tem Extrato de Rosa, que melhora a aparência dos poros e a textura da pele, no geral.

Além disso, a promessa de Dior é de um produto a prova d’água e com 24h de duração 
– assim como as bases da linha Forever, que você pode conferir 
a resenha clicando aqui.

O acabamento, em si, é incrível! Depois que eu testei, consegui identificar uma alta cobertura e luminosidade na medida, sem pesar o visual. 

Diria até que ele está no meio termo entre os acabamentos das próprias bases, que variam do matte ao glow. Isso permite o match perfeito com a pele, transitando entre as duas opções.

Testei o corretivo com a minha base Dior Forever e é um fato: ele se adapta perfeitamente a ela, como se fossem o complemento ideal um do outro. 

CORRETIVO DIOR

Gosto de esfumar o produto com um pincel, mas Peter Philips, Diretor Criativo da Dior Makeup, afirma que também é ótimo dar acabamento à área com as pontas dos dedos. Isso torna a aplicação ainda mais prática, o que é incrível para o dia a dia.

Com 6 tons disponíveis, você pode encontrar o Forever Skin Correct aqui. 

Se você testar, compartilha comigo o que achou, combinado?

Beijos,
Brigitte
VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO

21.04.20

EM CASA: COMO FAZER SUA ROTINA DE BELEZA E SPA DAY

MARÍLIA OLENSKI

Muita coisa mudou por aqui nos últimos dias... Em tempos onde ficar dentro de casa é importante, sempre sobra aquele tempinho extra que podemos aproveitar de uma forma mais prazerosa para nós mesmas.

E nem falamos de questões unicamente estéticas: um ritual de autocuidado, celebrando o nosso próprio corpo e entendendo nossas necessidades, também ajuda a nossa saúde mental, nos mantendo fortalecidas durante dias que serão necessários.

Se você também tem o privilégio de estar em casa durante esse período, que tal criar uma rotina única – e sob medida? Priorizando aquilo que você gosta, tudo fica menos pesado. 

Como fazer um spa em casa

Por isso, temos uma seleção especial de sugestões para um spa day caseiro delicioso. Vamos lá? 

#1 Torne o seu ambiente mais aconchegante
A música certa pode contribuir no nosso bom humor, assim como um ambiente cheiroso e mais tranquilo. Experimente apagar as luzes, deixar a luz natural entrar pela janela... 

Se tiver uma vela com cheirinho, melhor ainda! Se não, opte por um aromatizador de ambientes ou perfume – e borrife um pouco pelo espaço. Tudo isso ajuda a criar um clima mais gostoso, conectando-se com você mesma. 

#2 Esfolie semanalmente 
Os benefícios da esfoliação no skincare, do rosto e do corpo, são incríveis! Eles ajudam na renovação da pele, limpando aquilo que a gente não precisa mais, e prepara a cútis para a hidratação, turbinando o efeito do que vem na sequência.

Além disso, a experiência sensorial da esfoliação também é um diferencial para o seu ritual. Vale dar um match com massagens faciais e corporais para tornar esse momento mais especial.

Faça em casa: muitas já tem aquela receitinha de família infalível para a esfoliação, mas também reunimos combos com itens da sua despensa que vão ajudar. Tente por:

- Fubá com mel;
- Açúcar cristal ou orgânico com mel; 
- Aveia em flocos com água (ótimo para peles sensíveis);
- Sal grosso e óleo vegetal (potente para áreas mais secas).
Fonte: A Naturalíssima

O ponto de cada receitinha deve ser aquela pastinha consistente, que quando espalhada é possível sentir a textura em contato com a pele. 

#3 Automassagens são incríveis!
Receber uma massagem pode ser o momento favorito de muita gente, mas também é super possível fazer isso sozinha, no seu próprio spa day. 

Para os pés, vale fazer um escalda-pés antes para deixar a região ainda mais relaxada e, depois, iniciar uma reflexologia – incluindo também as mãos. 

No rosto, as drenagens faciais operam (quase) um milagre! É comum reter um pouco mais de líquido nessa época, por isso estimular a área garante um rosto mais desinchado e delineado. Vale usar as mãos ou o gua sha!

Como fazer uma rotina de beleza e um spa caseiro

#4 Máscaras para um boost no resultado
Devemos confessar: quando pensamos em um spa caseiro, logo vem à nossa mente o rosto coberto por máscaras verdes (podendo até incluir as rodelinhas de pepino! Kkk). 

E é claro que isso tem um motivo importante: as máscaras são protagonistas nesses rituais de autocuidado, porque são agentes potencializadores – seja para controle de oleosidade e poros, ou dar um boost na hidratação e luminosidade da pele. 

A variedade é incrível – e vale a pena testar texturas e “modelos” diferentes para entender qual a melhor facial mask para você.

#5 Hidrate sempre! 
O gran finale não poderia ser outro: um belo hidratante, no rosto e no corpo, é essencial para arrematar esse dia de cuidados especiais. E essa regra também vale para as peles oleosas, ok? Fórmulas a base d’água (e oil-free) devem entrar na sua rotina. 

Para quem tem a pele seca, creminhos mais encorpados são a pedida para repor a umidade da pele e torna-la mais macia. 

Em tempos de álcool em gel constante, também vale a pena ter uma manteiga de mãos sempre por perto. Como o ritmo acelerado de limpeza acaba ressecando a área, é mega importante hidratá-la para evitar fissuras na pele e, consequentemente, criar uma área de exposição. 




VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

15.04.20

7 DICAS PARA SEUS PRODUTOS DE BELEZA (INCLUINDO MAQUIAGEM)
DURAREM MAIS

KARINA HOLLO

Quando a gente compra um produto de beleza – e ama –espera que ele dure para sempre! O problema é que, se você não cuida direito dele, o cosmético ou a maquiagem pode estragar antes mesmo de acabar. Fique esperta!

Maquiagem e produtos de beleza são assim... uma paixão! E, vamos combinar, alguns custam caro (vem conferir dicas de beleza hi-low!) Se você não souber conservá-los, eles podem apresentar mudanças de textura, coloração e cheiro – e ter que ir para o lixo. “Isso acontece devido à contaminação por micro-organismos como fungos e bactérias e também pelo fim da validade do produto”, diz a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Como evitar que isso aconteça? Siga nossas dicas:

7 DICAS

1 - GUARDE OS PRODUTOS CORRETAMENTE
O lugar certo para armazenar seus produtos de beleza é seco, fresco e ao abrigo da luz do sol. Deu para perceber que o banheiro, onde a gente geralmente tem a tendência de guardar make e creminhos não é a melhor aposta. A umidade do vapor do banho favorece a proliferação de micro-organismos e derrete seus produtinhos. Eca!


2 - COLOQUE ALGUNS QUERIDINHOS NA GELADEIRA
Lápis para os olhos, por exemplo, não deve ser mantido em um ambiente quente e úmido de jeito nenhum – ou derrete! O mesmo vale para esmaltes, batons e perfumes. 
Ele vão durar mais se você deixá-los no fresquinho da geladeira. 
Não à toa existem as Beauty Fridges, mania lá fora. Já viu?


3 - NADA DE IR COM MUITA SEDE AO POTE
Outra dica é não colocar as mãos diretamente dentro do pote – seja ele de hidratante ou de blush cremoso. Melhor usar pás e pincéis. Assim, você não contamina o produto!


4- FECHE BEM O PRODUTO
Dica que parece óbvia, mas quando a gente está com pressa, #quemnunca deixou um batom ou lápis meio abertinho? Se quer que seus queridos durem, sempre verifique se as tampas estão bem fechadas. Quando expostos ao ar, a maquiagem e os cosméticos podem secar, endurecer, derreter... Esse cuidado também evita que os ativos oxidem em contato com a luz e o ar. 


5 - LIMPE OS PINCÉIS
Pincéis de maquiagem de boa qualidade podem durar anos – se você cuidar bem deles. Deixá-los cheios de resíduos – e bactérias e sujeira vai estragá-los mais rápido. E ainda colocar sua pele em risco de ser atacada por algum tipo de alergia, irritação, 
dermatite ou até espinhas. Isola. 

Num mundo ideal, a periodicidade de limpeza é semanal. Mas nem todo mundo consegue. Tente fazer isso, pelo menos duas ou três vezes por mês.
E o jeito certo é usando shampoo neutro e água morna, e esfregar as cerdas, com delicadeza. Depois, deixe secando ao sol, de cabeça para baixo.


6 - MANTENHA SEU ARSENAL ARRUMADO
Quantas vezes você, na correria do dia a dia, jogou seus produtos na bolsa quase sem pensar? Provavelmente, muitas! Acontece que os as embalagens racham e os produtos quebram facilmente quando estão no fundo da bolsa, sacudindo de lá para cá. 
Garanta que eles fiquem a salvo colocando-os em um nécessaire de maquiagem, longe da carteira e do celular.


7 - FIQUE DE OLHO NA DATA DE VALIDADE
Sim, produtos de beleza também vencem! E depois desse prazo, podem causar alergia e irritações de pele. “As substâncias que evitam a proliferação de bactérias e fungos perdem a sua eficácia e seu uso pode causar complicações como manchas, sensibilização e até infecções mais sérias”, avisa a médica. 

7 DICAS

Quanto a estes itens, vale dar preferência por produtos sem parabenos. Apesar de eles impedirem o desenvolvimento de bactérias e fungos que podem causar problemas, têm alto potencial alergênico e, segundo alguns estudos, podem favorecer o desenvolvimento de câncer. Estes ativos aparecem no rótulo dos cosméticos com nomes como metilparaben, propilparaben, butilparaben e benzilparaben. 

E, depois de abrir o produtinho, você também tem que ficar atenta ao PAO (Period After Opening ou período após aberto, em tradução livre). Ele indica em até quanto tempo depois de aberto o produto deve ser utilizado e é representado por um símbolo de pote aberto com um número seguido pela letra M, de mês. 

Lembre-se: a maquiagem ou o cosmético se degrada depois de entrar em contato com oxigênio, umidade e micro-organismos. Vale sempre o que expirar primeiro: validade ou PAO. 

Incorporando esses hábitos simples, você vai fazer seus produtos de beleza e sua maquiagem durar muito mais, evitar desperdício e ficar bonita sem colocar sua saúde em perigo. 
VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO