Blog Brigitte Calegari | ROTINA DE SKINCARE COM PRODUTOS ATÉ 50 REAIS

19.09.19

ROTINA DE SKINCARE COM PRODUTOS ATÉ 50 REAIS

MARÍLIA OLENSKI

Todo o tipo de pele precisa de cuidados diários: limpeza, tonificação, hidratação e proteção solar. Esses steps são a base para a rotina de skincare, independente se sua pele é oleosa, mista, normal ou seca, até porque a escolha de cada produto deve ser adequada de acordo com as suas necessidades.

E melhor do que cuidar da nossa pele, é cuidar gastando pouco! Por isso, reunimos uma seleção de produtinhos incríveis para você montar o seu nécessaire básico de skincare. Os itens podem ser encontrados em qualquer farmácia, loja de cosméticos ou e-commerces de beleza – e não vão pesar no seu bolso! Todos os preços foram consultados em 18 de setembro de 2019. Bora lá?

DEMAQUILANTE
Se você, assim como nós, usa maquiagem diariamente, precisa incluir o demaquilante como primeiro passo da sua rotina de cuidados diários com a pele. Além de remover a própria maquiagem aplicada no início do dia, ele também remove impurezas e a poluição acumulada na pele ao longo das horas – já reparou no algodãozinho depois de usá-lo? Por isso é mega importante optar por produtos que equilibram o pH da cútis.

Rotina de Skincare com Produtos de farmácia - Demaquilante
1. Água Micelar, L'Oreal | 2. Loção Micelar, Avene | 3. Demaquilante Oil Free, Vult | 4. Demaquilante em Gel, O Boticário | 5. Solução Micelar, Bioderma | 6. Lenço Micelar Demaquilante, Bioderma

SABONETE FACIAL
Sim! Existe (muita!) diferença entre o sabonete facial e corporal. Partindo pelo pH, que falamos há pouco, esse produtinho precisa ser adequado para corresponder ao que é necessário para o seu skincare, como o controle da oleosidade, funções antiacne ou até mesmo o plus na hidratação (no caso de peles mais secas). Além de terminar a limpeza iniciada pelo demaquilante, o sabonete facial também abre caminho para os próximos produtos serem absorvidos da melhor maneira possível pela pele.

Rotina de Skincare com Produtos de farmácia - sabonete facial

ESFOLIANTE
Também presente na rotina de skincare, o esfoliante tem um papel importante na manutenção da cútis saudável: ele remove, de forma mais precisa, as células mortas de todo o rosto e atua como renovador celular, porque promove uma pele mais macia, uniforme e lisinha. Entretanto, ele não pode ser usado diariamente porque tem uma formulação mais “agressiva”, e o uso excessivo pode causar sensibilidade e/ou efeito rebote – que é quando desequilibramos a pele e o corpo compensa a produção da substância em excesso, como é o caso da oleosidade, por exemplo.

Skincare com produtos de farmácia - esfoliantes
1. Esfoliante Deep Clean, Neutrogena | 2. Sabonete Líquido Esfoliante, Pink Cheeks | 3. Gel Esfoliante, Panvel | 4. Gel Esfoliante Refrescante, Nivea | 5. Máscara Esfoliante, Eudora | 6. Gel Esfoliante Facial, Hidrabene 

É super legal combinar o seu sabonete a uma esponjinha facial. Ela não é, necessariamente, um produto indispensável para a sua rotina, mas vai te ajudar a dar um boost no skincare! Além de massagear e, consequentemente, melhorar a circulação sanguínea do rosto, esse acessório também ajuda a fazer uma suave esfoliação na pele. O resultado é a suave remoção de células mortas e outras impurezas que não saíram nos primeiros passos. Um carinho em si mesma que faz a diferença – e pode ser usado todos os dias de forma suave!

Skincare com produtos baratinhos
1. Esponja Octopus, Océane | 2. Esponja Konjac, Océane | 3. Esponja de Limpeza Facial, Océane

TÔNICO
O tônico é o responsável por arrematar a limpeza da pele, depois de todos os passos anteriores. Sim! O último produtinho, mas não menos importante, deve ser aplicado diariamente após a lavagem (ou esfoliação, caso seja o dia) para preparar a pele a fim de receber os passos seguintes que envolvem a hidratação. Além disso, ele tem a função de equilibrar o pH e também mantém a pele mais sequinha ao longo do dia – alô alô turma da pele oleosa! São várias as versões disponíveis e com diferentes ativos que vão te ajudar a manter a cútis saudável. 

Skincare com produtos baratinhos de farmácia - Tônico

HIDRATANTE
Não tenha mais dúvidas: depois de todos os passos da limpeza, é a hora do hidratante entrar em ação, pois só assim ele será absorvido completamente pelos poros. Ele é indispensável, independente do seu tipo de pele! Há inúmeras fórmulas disponíveis no mercado, como gel ou creme, para você escolher. O hidratante facial é responsável por adicionar o viço e o glow naturais da pele, essenciais para a saúde da cútis – e pelo visual mais bonito também. Além de prevenir manchas, ele também ajuda na firmeza e elasticidade e pode até minimizar poros e linhas, dependendo da sua formulação. 

Skincare com produtos de farmácia baratinhos

Quando falamos em hidratação, não podemos nos esquecer dos lábios. Assim como todo o rosto, essa região também precisa de cuidados (muitas vezes extras), porque é bem sensível. Caprichar nas camadinhas de lipbalm na rotina de skincare – e também várias vezes durante o dia – é essencial para que a boca não resseque e se mantenha macia. Ah, a água termal e os mists de hidratação também são um ótimo truquinho para se ter em mãos, porque garantem um plus ao viço e a maciez da cútis!

Hidratantes de farmácia para skincare
1. Água Termal, Vichy | 2. Bálsamo Labial Bacuri, L'Occitane | 3. Rose Dewy Glow Face Mist, The Body Shop | 4. Água Termal, Avène | 5. Protetor Labial Diário, Bepantol Derma | 6. Hidratante Labial Cicaplast, La Roche-Posay

PROTETOR SOLAR
Você precisa fazer uma promessa para si mesma diariamente: aplicar SEMPRE o protetor solar! É a partir dele que uma barreira física é criada na pele para proteger contra a exposição solar, o que evita o envelhecimento precoce e o surgimento de manchinhas. O protetor solar é indispensável na rotina de uma pele saudável, independente da estação ou se você passará o dia no escritório, afinal a incidência de raios UVA e UVB também rola a partir das luzes artificiais.

Protetor Solar para rotina de skincare

EXTRAS PARA POTENCIALIZAR
Com todos os produtinhos listados acima, você já vai criar uma ótima rotina de skincare para o dia a dia sem gastar rios de dinheiro. Entretanto, há algumas opções de que não são obrigatórias, mas que vão dar um boost nos cuidados diários e te ajudar a conquistar mais resultados em menor tempo. É o caso das máscaras faciais, que fazem o maior sucesso depois que a rotina de beleza coreana foi popularizada. São inúmeros ativos e, com certeza, você vai encontrar uma para chamar de sua!

Rotina de skincare - Máscaras Faciais

Agora ficou muito mais fácil montar o seu kit de skincare, não é mesmo!?

Beijos,
VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO