Blog Brigitte Calegari | PELE MISTA: CARACTERÍSTICAS, CUIDADOS E PRODUTOS

21.01.20

PELE MISTA: CARACTERÍSTICAS, CUIDADOS E PRODUTOS

MARÍLIA OLENSKI

A pele mista é – literalmente – a mistura de dois tipos de pele. Diferente da pele unicamente oleosa ou seca (falamos sobre aqui e aqui), a mista traz em diferentes pontos do rosto características desiguais. 


Não ache estranho quando alguém falar que tem poros dilatados, brilho e pele sensível e/ou ressecada ao mesmo tempo. Comum entre as brasileiras, a pele mista reúne esses fatores e precisa que eles tenham a mesma atenção e cuidados durante o skincare. 


Vem descobrir tudo com a gente:

CUIDADOS E SKINCARE

O equilíbrio é a chave para uma pele mista saudável! 

Pessoas com essa característica precisam controlar o brilho excessivo e o ressecamento ao mesmo tempo. 

Isso porque a oleosidade está concentrada na Zona T, enquanto a sensibilidade e o ressecamento estão nas bochechas e nas demais partes do rosto. 

O sabonete e o demaquilante para o skincare da pele mista devem ser opções neutras. Por terem fórmulas mais suaves, os produtos vão desobstruir os poros e controlarão a oleosidade. 

Skincare de pele mista

OS FAVORITOS DA BRIGITTE PARA PELE MISTA:

1. Hidrante Moisture Surge, da Clinique (aqui)
2. Óleo de Esqualano + Tea Tree, Biossance (aqui)
3. Ácido Glicólico 2%, The Ordinary
4. Óleo Rejuvenescedor Abeille Royale, Guerlain (aqui)
5. Sérum Blemish + Age Solution, SkinCeuticals
6. Creme Facial Matificante Diurno Abeille Royale, Guerlain (aqui)

Para o tônico, é importante usar o produto exclusivamente na área oleosa do rosto para não desequilibrar o restante da pele. O tônico é quem vai ajudar a tornar a pele mais sequinha e a  hidratação mais poderosa!

Sim! Assim como a pele oleosa, a mista não pode deixar de lado a hidratação, principalmente pelas áreas mais ressecadas. Escolher um creme oil-free é o truque na manga nessas situações. 

Além de hidratar as áreas mais secas, ele também vai controlar a oleosidade da testa, nariz e queixo e o seu rosto ficará sequinho por mais tempo.

Sérum AntiAcne para pele Mista
O Blemish + Age Defense te ajuda a controlar a acne, oleosidade e o envelhecimento. Perfeito para usar no skincare da pele mista.

Para o filtro ou protetor solar, a ideia do oil-free é a mesma: escolha essa opção para evitar e (também) controlar a oleosidade na Zona T.

MAQUIAGEM PARA PELE MISTA

Quando o assunto é maquiagem, não há nenhum impeditivo para a pele mista. Podemos usar o acabamento glow ou matte sabendo quais os cuidados devemos ter antes, durante e após a aplicação dos produtos.


As dicas são certas: tonifique a Zona T, hidrate bem as áreas secas, use a base da sua preferência e procure sempre aplicar um pouco de pó nas áreas oleosas, deixando as áreas mais propensas ao ressecamento sem. 

Melhor hidratante para pele mista
Elegemos o Moisture Surge de Clinique como um dos melhores hidratantes - e ele é perfeito para pele mista!

Mas vale lembrar que um pacotinho de lenços para controle de oleosidade e um pózinho com pincel na bolsa podem te salvar, no caso de eventuais retoques. Por isso, garanta os seus!

E você: tem algum segredinho para pele mista?

VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS