Blog Brigitte Calegari | O PRODUTO UTILIZADO REALMENTE INTERFERE NO TRABALHO DO PROFISSIONAL?

21.08.17

O PRODUTO UTILIZADO REALMENTE INTERFERE NO TRABALHO DO PROFISSIONAL?

BRIGITTE CALEGARI

          Um dos principais questionamentos que recebo é se possível fazer um trabalho de qualidade independente do produto utilizado. Muitas pessoas acham que não podem ou não conseguem pois lhes falta o produto “x” da marca “y”, ou ainda acreditam que com produtos nacionais não é possível chegar ao resultado ideal. Além disso, percebo que muita gente tem vontade de fazer um curso profissional de maquiagem e deixa de fazer só porque pensa não ter os produtos adequados. Portanto, resolvi vir aqui para esclarecer esses pontos!

          Todas as profissões possuem suas ferramentas de trabalho, não é mesmo? Com a maquiagem não seria diferente, então se você é ou pretende ser um maquiador profissional terá que adquirir os seus instrumentos, quais sejam, os produtos e pincéis. Tudo isso tem um custo que deve ser computado como investimento no seu negócio, mas ainda que tenha separado um capital para iniciar seu empreendimento sabemos que não dá para sair comprando tudo o que ouvimos falar que é maravilhoso, uma vez que são muitos os itens que devemos adquirir. Portanto, é interessante que você faça uma boa pesquisa entre os profissionais antes de investir seu dinheiro em algo que não cumpre o que promete ou não é assim tão essencial para o seu dia a dia como maquiador.




P R O D U T O   N A C I O N A L   x   I M P O R T A D O
          Os brasileiros tem o costume de supervalorizar a mercadoria importada, e olhar com preconceito para as marcas nacionais. É claro que as marcas mais tradicionais e reconhecidas que deram início a este ramo do mercado da beleza, são importadas, mas a indústria brasileira tem se desenvolvido muito nos últimos anos e apresentado produtos cada vez melhores.

           Se você fizer uma boa pesquisa vai encontrar produtos com a tecnologia bem parecida que vão te garantir um resultado final tão bom quanto o feito apenas com produtos gringos. 
Muitos maquiadores que trabalham com marcas brasileiras apresentam um trabalho belíssimo, porque já possuem o domínio de técnicas adequadas que os ajudam na escolha do produto, aplicação e escolha das cores que mais adequadas naquele contexto.



T É C N I C A   x   Q U A L I D A D E
            Imagine que você tenha ganhado uma cesta cheinha com todos os produtos de make mais desejados do mundo, mas ainda não fez cursos ou treinou o suficiente, o que aconteceria?! Provavelmente eles ficarão por muito tempo embelezando sua penteadeira mas serão pouco utilizados, ou quando for utilizar talvez fique perdida, desperdice produto e não saiba exatamente como extrair o que ele tem de melhor, não é mesmo? 
           Isso é muito mais comum do que se imagina, muita gente investe no produto dos sonhos e quando experimenta fica decepcionado, isso acontece porque o profissional ainda não possui a técnica necessária para utilizar aquele tipo de instrumento. Cada cor, cada produto e cada pincel são desenvolvidos com um objetivo específico que devem ser de conhecimento do maquiador. 
           Lembre-se, para produzir o resultado dos sonhos, o maquiador deve investir em itens de qualidade, mas isso não quer dizer comprar somente itens importados caríssimos, mas sim conhecer e pesquisar para adquirir algo que apresente um bom custo-benefício.
          Portanto, essas duas características, técnica e qualidade das ferramentas, devem andar sempre juntas para a produção de um trabalho impecável.




I N V E S T I M E N T O   E M   C O N H E C I ME N T O
           Independente de qual área profissional você atue, é necessário investimento em conhecimento para que você possa se tornar um bom profissional. Na maquiagem não é diferente, muita gente começa a maquiar como um hobby, mas para se aperfeiçoar é necessário que se aprenda técnica, para tanto, você precisará se dedicar à sua preparação. 
           No entanto, você pode ter certeza de que quando despendemos com a nossa formação, sempre teremos algum retorno. Já ouviram a famosa frase de Benjamin Franklin de que investir em conhecimento rende sempre os melhores juros?





E M   Q U A L   I N V E S T I R   P R I M E I R O ?
          Como vimos anteriormente, os dois itens são igualmente importantes. Ocorre que, se você quiser aproveitar ao máximo seus itens e até mesmo saber exatamente aonde vale a pena investir é recomendado que a técnica venha primeiro. Invista em cursos, apostilas, e treine muito! Com isso você vai descobrir quais são suas maiores necessidades e já vai filtrar muitos itens caros que já estavam na sua lista de compras mas não são tão necessários assim, além de acrescentar produtos que realmente valem o investimento, para que você os adquira assim que possível.

           Portanto, você que achou que só deveria começar a fazer cursos depois que tivesse aquela bancada nos sonhos, ou que a maquiagem só fica perfeita com produtos caríssimos, repense! O bom profissional é aquele que consegue apresentar um trabalho de qualidade, independente da marca de produto que ele utiliza.

VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE