Blog Brigitte Calegari | GUIA COMPLETO DE CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

23.08.21

GUIA COMPLETO DE CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO

KARINA HOLLO

Não, não é só impressão sua: um estudo publicado em 2018 no British Journal of Dermatology explica que as células da pele literalmente encolhem no frio, o que prejudica uma proteína chamada filagrina, importante na hidratação natural. Traduzindo o que a ciência comprovou, nossa pele decididamente fica mais ressecada no inverno. Os motivos são vários: a temperatura da água do banho sobe, a dos dias, cai. E a umidade do ar despenca. Aquecedor ligado, menor transpiração e ingestão de água também podem favorecer a desidratação da pele. Qual a rotina de skincare ideal para a estação? A gente te conta a seguir.


Produtos de limpeza da pele no inverno

 LIMPEZA SUAVE

Para começar, eleja um sabonete mais gentil. "Cada vez mais vemos a importância de optar por higienizadores suaves na rotina de cuidados com a pele – se possível devemos escolher géis de limpeza sem sabão (syndets), que limpam sem agredir", ensina a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. 
Produtos de hidratação da pele no invernp

HIDRATAÇÃO CAPRICHADA

A hidratação deve estar adaptada ao clima e ao estado da pele – é muito comum precisarmos de hidratantes mais potentes nessa fase! "A dica aqui, em geral, é: deixe os hidratantes em gel-creme ou sérum para os dias mais quentes, e aposte em cremes e texturas mais densas para essa fase do ano!", sugere Lilia. 

NÃO PARA ESFOLIAÇÃO, SIM PARA ÁCIDOS

Ela ressalta que a esfoliação é uma etapa cada vez menos recomendada, uma vez que ela agride a barreira da pele. "No inverno, especialmente, devemos evitar a esfoliação do rosto. Essa é uma fase ótima para caprichar nos ácidos – a gente se expõe menos ao sol e é o momento ideal para aproveitar os benefícios desses ativos poderosos", continua ela. 


Os ácidos estimulam a renovação celular da camada mais externa da pele, reduzindo a espessura da camada de queratina, o que torna a pele mais luminosa e com uma textura mais uniforme.

 

Mas aqui vale a ressalva: nada de usar ácidos por conta própria, ok? Eles devem sempre ser recomendados pelo seu médico dermatologista de confiança. 

PROTEÇÃO SOLAR SEMPRE OBRIGATÓRIA
Proteção solar sempre obrigatória
Solzinho de inverno é mais fraco mas causa danos à pele assim mesmo! Por isso, nada de descuidar do filtro solar. Ele deve ser diário e pode ter uma textura ou ativos hidratantes, como ácido hialurônico.

E DA PELE DO CORPO, COMO CUIDAR?
Já levando em conta que os banhos ficam mais quentes e a gente não tem coragem de aplicar hidratante quando sai do boxe por causa do frio… o que fazer? "O combo banho quente + longo + bucha é super inimigo da pele. Abandone de vez a bucha e tente tomar banho morno – aquecer o ambiente ajuda a não ter que aumentar tanto a temperatura da água) – menos demorado (e você ainda colabora com o planeta <3)", aconselha Lilia.

Capriche também na escolha do sabonete: evite os antibacterianos e fuja dos produtos em barra, que são mais agressivos e ressecam mais a pele. "Dê preferência a sabonetes líquidos e hidratantes (os de bebê são ótimos!) ou aos géis de limpeza sem sabão. Hoje em dia há no mercado óleos de limpeza com tecnologia syndet que limpam sem agredir e fazem um filme de hidratação, além de serem deliciosamente agradáveis", fala a dermato. 

Logo depois da chuveirada, se jogue no hidratante! Aplicar o hidratante com a pele úmida aumenta a penetração do produto e sua potência! "Prefira produtos em creme, que são mais densos do que as loções e evite os coloridos ou muito perfumados, que apresentam maior risco de alergia e são menos potentes para hidratar a pele." Em tempo: apesar de os óleos deixarem a pele "besuntada", os cremes são sempre mais potentes! 

 

VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS