Blog Brigitte Calegari | CINCO LIVROS DE CABECEIRA QUE TODO MAQUIADOR PRECISA LER

23.09.21

CINCO LIVROS DE CABECEIRA QUE TODO MAQUIADOR PRECISA LER

KARINA HOLLO

Quem disse que maquiagem é só sobre pincéis e paletas coloridas? Pode acreditar, alguns livros são essenciais para a carreira de um maquiador. "Muita gente pergunta quais livros sobre maquiagem eu indicaria, então, aqui vão eles", fala Brigitte Calegari. "Tem um pouco de tudo: desde a história da maquiagem (acho super importante saber como essa área foi evoluindo ao longo do tempo), até técnicas e passo a passo ensinados por mestres como a americana Lisa Eldridge e a australiana Rae Morris, além do mito brasileiro Duda Molinos", continua. Pronta para turbinar sua bancada – ops, biblioteca – de make? #PartiuLeitura

MAKEUP MANUAL BOBBI BROWN: FOR EVERYONE FROM BEGINNER TO PRO
A marca de beleza que revolucionou o mercado em 1992, com 10 bases em bastão (já de olho na diversidade), sempre teve o propósito de valorizar – não de esconder. Pode ser mais visionário e atual? A maquiadora americana Bobbi Brown conta que criou sua linha de produtos porque estava cansada de batom vermelho. Fato é que ela sempre foi adepta da beleza natural, verdade seja dita. Neste livro, ela entrega desde noções básicas de cuidados com a pele até  dicas de como encontrar a cor certa e o tipo de base para qualquer tom de pele, aplicar make nos olhos (sobrancelhas, delineador, sombra, máscara para cílios). Isso sem falar de estratégias sobre blush, bronzer, batom... Cada capítulo tem instruções básicas passo a passo + fotos e desenhos. Bônus: segredos de beleza que só os maquiadores sabem (incluindo como trabalhar com fotógrafos e celebridades). "É uma verdadeira aula de maquiagem, acho indispensável para quem quer se tornar ou já é maquiador. Tem desde o estudo dos variados tipos de pele, quais produtos mais adequados para cada um, truques práticos… Ensina até a como montar uma maleta profissional", conta Brigitte Calegari. 

 FACE PAINT: THE STORY OF MAKEUP, LISA ELDRIDGE  
Pintar rosto e corpo é uma das práticas sociais globais mais antigas. Nesse livro, a maquiadora Lisa Eldridge (que tem uma lista de clientes famosas de páginas e páginas, incluindo Dua Lipa, Kate Winslet, Keira Knightley, Nicole Kidman) Lisa Eldridge, conhecida por seus looks de tapete vermelho frescos e perfeitos, fala sobre a história da maquiagem. A publicação logo se tornou um best-seller do New York Times (e hoje está publicado em nove idiomas). Ela também é uma das maiores colecionadoras de maquiagem vintage do mundo, incluindo o porta-batom que Cartier fez para Audrey Hepburn em 1954. Atualmente, ela é Diretora Criativa Global da Lancôme (desde 2015), trabalhando no desenvolvimento de produtos, campanhas publicitárias e estratégia digital. Isso depois de passar por Chanel e Shiseido. Foi uma das primeiras maquiadoras profissionais a ter seu próprio site e transmitir tutoriais do You Tube. No livro, ela fala de maquiagem desde os tempos egípcios até a era vitoriana e a era de ouro de Hollywood. "Mais uma leitura obrigatória para profissionais da beleza, incrível para quem é curioso. A Lisa aborda de fato toda a história da maquiagem e o uso das cores. A gente passa a entender de forma mais ampla e concreta as referências que usamos até hoje!"



DIA DE BEAUTÉ: UM GGUIA DE MAQUIAGEM PARA A VIDA REAL, VIC CERIDONO 
O DDB foi um dos primeiros blogs de beleza do Brasil há quase 15 anos! Sua linguagem fácil e descomplicada logo fez sucesso. E é assim também o livro da jornalista e influencer de beleza Vic Ceridono (que hoje mora em Londres). Ela dá dicas para se aventurar em maquiagem de festa, esfumados curinga para jantares românticos ou casamentos, batom vermelho… Os truques de Vic são acessíveis, vindas de quem experimentou de tudo para descobrir o que vale mesmo a pena. "Um livro fofo, focado em maquiagem pessoal, com truques e dicas para colocar em prática no dia a dia", diz Bri.

MAQUIAGEM, DUDA MOLINOS 
Ele foi o primeiro a trabalhar exclusivamente nos sets de foto e gravação, nos anos 1980. Participou do Phytoervas Fashion, embrião do SPFW, nos anos 1990. Teve sua própria linha de maquiagem nos anos 2000… Duda Molinos foi o percursor do movimento que tirou os maquiadores e cabeleireiros dos salões para levá-los aos backstages dos desfiles, às gravações publicitárias e aos editoriais das revistas. Um mestre cheio de talento e genialidade. Neste livro, ele traz informações indispensáveis a todos que buscam formação profissional na área. Além de entregar dicas e truques, também traz passo a passo das técnicas de preparação da pele até a finalização. Com um capítulo sobre Cosmetologia, a ciência que está revolucionando a indústria da beleza. "Foi meu primeiro livros de maquiagem e deve ter sido o primeiro de muitos outros maquiadores. Tem muita coisa prática… O Duda mostra o poder da maquiagem, com muitas transformações ao fim do livro, com informação atemporal", indica.

 MAKEUP MASTERCLASS, RAE MORRIS
Ela é uma das maquiadoras mais influentes do mundo – suas obras-primas estão estampadas no rosto de modelos, atores e celebridades internacionais. Makeup Masterclass é seu sexto livro e nele a maquiadora australiana compartilha todos os segredos de maquiagem de sua incrível carreira de 25 anos, revelando técnicas com a ajuda de fotografias e passo a passo. São mais de 40 looks, descritos com linguagem fácil. Ótimo para aprender os segredos da aplicação de base perfeita, make para os olhos, sobrancelhas, contornos matadores, bronzers, como disfarçar os sinais de envelhecimento e muito mais. "Além de ser um livro belíssimo, com belas imagens, referências e maquiagens, ele tem muita informação teórica. Sabe aquele livro que você consegue revisitar ao longo de toda a sua carreira? É esse!", finaliza Bri.


VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE