Blog Brigitte Calegari | EFEITO GLOSSY

13.11.17

EFEITO GLOSSY

BRIGITTE CALEGARI

A sua maquiagem promete mudar! Vale prestar atenção no efeito glossy (em tradução livre, “efeito lustroso”) para as próximas produções, porque ele está conquistando espaço no street style internacional e marca presença constante em red carpets e na maquiagem de celebs.


O efeito molhado, que remete à era Disco dos anos 1970 e 1980, foi colocado sob os holofotes novamente graças aos desfiles internacionais que aconteceram nos últimos anos. Entretanto, as brasileiras ainda não se renderam totalmente à tendência, já que por aqui nós AMAMOS o efeito matte por toda a elegância que ele promove à makeup, com pele e lábios aveludados.  


A trend lustrosa ainda vai além da maquiagem. É possível utilizarmos esse efeito em toda a beleza – inclusive nos cabelos. Neste caso, a vibe glow é impressa em fios “molhados” penteados para trás, que sempre aparecem em desfiles ou editoriais de moda. Eu mesma já usei e aprovo o visual, onde compensei o look com o batom matte e a pele levemente viçosa para não ficar carregado demais.


Brigitte Calegari - Maquiagem com efeito Glossy e batom vermelho


IMPORTANTE! Engana-se aqueles que acreditam que peles oleosas estão proibidas de serem maquiadas com o efeito laqueado, até porque é importantíssimo frisarmos a diferença entre oleosidade natural e a iluminação na maquiagem, que é o resultado que se obtém com este efeito. Qualquer tipo de pele está apta para abusar dessa tendência! No caso das oleosas é indicado utilizar o efeito glossy apenas nos olhos.


Versátil, a maquiagem glossy pode ser usada em quase todas as ocasiões quando coordenada com a proposta e o visual eleitos. Eventos diurnos, noturnos, grandes festas ou jantares combinam muito bem com esse brilho. Entretanto, não aconselho que essa maquiagem seja usada ao ar livre sob o sol, pois como não há alta fixação o gloss – possivelmente – irá derreter e danificar o seu visual.


Maquiagem com efeito glossy - Brigitte Calegari

Uma versão minha de maquiagem all glossy para ocasiões noturnas


É muito importante que a preparação de pele seja extremamente bem feita para poder aplicar o gloss nos pontos escolhidos. Segundo Daniel Martin, make-up artist em entrevista à revista Vogue, “um acabamento glossy diz que você está confiante com a sua pele”. Isso não significa pele carregada, ok? Mas sim imperfeições corrigidas da maneira correta. Em outro post conto meus segredos para conquistar a pele perfeita. Veja aqui.


Produtos cremosos e líquidos, além do gloss, são os grandes responsáveis para a garantia do efeito na makeup, além da água termal – que já é um produto indispensável para mim na preparação da pele. Na hora da construção você deve sempre buscar o resultado que inspire saúde e viço.


O L H O S   G L O S S Y



O gloss labial será o seu grande aliado nesta maquiagem! É sempre interessante esfumar os olhos com uma sombra opaca (para o dia) ou sombra metalizada (para a noite) e aplicar o produto aos poucos no centro da pálpebra. Muito cuidado para não carregar demais, pois o acúmulo do gloss pode escorrer pelo seu rosto! 


Por isso, dê preferência ao gloss mais espesso e utilize um bom primer para os olhos para evitar este problema. Outro truque para garantir o resultado ideal é nunca esfumar, mas sim usar batidinhas porque o gloss pode acabar tirando a sombra do lugar ou manchar o seu olho.


P E L E   G L O S S Y


Maquiagem com pele iluminada e efeito glossy - Brigitte Calegari

Pele super iluminada para o efeito glossy. Tutorial disponível no meu curso online!


Para garantir um efeito glossy na sua pele você deve priorizar as bases líquidas com acabamento acetinado. As mais aquosas, com aquele conta-gotas, são as ideais para promover o viço na pele. Entretanto, se você tiver pele oleosas dê preferência para a aplicação do pó na zona T do seu rosto. Para um glow super pigmentado de iluminador borrife água termal junto ao pincel e dê batidinhas onde você desejar.


Garanta também na nécessaire blushes, bronzers e iluminadores em tons metálicos ou perolados para o retoque do brilho. O gloss também pode ser usado na pele com batidinhas para alcançar o aspecto molhado.


L Á B I O S   G L O S S Y


É claro que o gloss nos lábios é um pré-requisito para a boca glossy. Você pode utilizar qualquer batom que tiver na nécessaire e aplicar o gloss sobre o produto para garantir o efeito molhado para a boca. O truque é ótimo porque recicla batons até mesmo mattes, sem a necessidade de comprar um específico. Lembrando sempre que as batidinhas são a melhor forma de aplicação desta técnica.


C A B E L O S


Os produtos ideais para colocar o seu cabelo dentro desta tendência são os mousses, as pomadas e até mesmo o tradicional gel incolor. Finalizadores, como sprays de brilho, também turbinam o efeito dos fios e o deixam com o aspecto molhado. Além de puxados para trás, os cabelos também podem ser presos em um coque baixo com acessórios. Eu acho um charme!


Se você quiser usar a tendência com maior cautela, basta escolher uma das opções para concentrar o brilho e compensar a outra com o visual matte, por exemplo. Dê o foco para os lábios ou os olhos na próxima maquiagem e descubra o poder que o gloss terá na sua makeup. Abaixo está a minha lista de produtinhos essenciais para executar a técnica.


Produtos para reproduzir o efeito glossy em casa  - Brigitte Calegari

Vaselina da Vasenol / Pomada Manipulator Bed Head / Lipglass M.A.C. / Gel C. Kamura Máxima Fixação 


Lancei na minha Plataforma Online de Ensino o curso Minha Maquiagem, que proporciona uma visão 360º do mundo da beleza para quem ama maquiagem, mas ainda não é profissional. Lá ensino versões que você pode reproduzir em casa e adicionar o efeito molhado para torná-las ainda mais incríveis! Matricule-se para aprender a fazer uma maquiagem incrível em cursos.brigittecalegari.com.br.

 

Me conte depois o que achou, combinado?

 

Beijos, Brigitte



VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS