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CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DA BELEZA: A HISTÓRIA DA BARBIE!

08.08.23

CURIOSIDADES SOBRE O MUNDO DA BELEZA: A HISTÓRIA DA BARBIE!

BRIGITTE CALEGARI

Não se fala de outra coisa: Barbie foi um fenômeno nos cinemas na produção da diretora Greta Gerwig.

De propagandas e colaborações de moda, a estética #Barbiecore tomou conta do nosso feed, nos envolvendo em um mundo influenciado pela beleza da boneca. Mas, será que isso é mesmo uma novidade?


A primeira boneca Barbie foi lançada em 1959 pela empresária americana Ruth Handler, que percebeu que as opções de brinquedos disponíveis para sua filha na época eram limitadas. Ela só podia brincar de ser mãe ou cozinheira, enquanto seu filho tinha brinquedos que o permitiam se imaginar como bombeiro, astronauta ou médico, por exemplo. Isso inspirou Ruth a criar uma boneca que mostrasse às meninas que elas tinham escolhas - e que poderiam ser tudo aquilo que quisessem.


Ao longo das décadas, a boneca Barbie evoluiu junto com a indústria da beleza, como um espelho de tendências e estilos da mulher contemporânea. Nos anos 1950, a Barbie original era a personificação do estilo e glamour da época. Seus cabelos loiros e penteados volumosos capturaram a essência da beleza daquela época.


Pouco tempo depois, versões com diferentes estilos e cores de maquiagem começaram a ser produzidas, refletindo a vibracidade dos anos 60. Em 1967, a Mattel, a marca-mãe da Barbie, lançou a primeira boneca inspirada em uma celebridade, baseada na modelo inglesa Twiggy, um símbolo da beleza daquela época.

Nos anos 1970, sombras em tons pastel começaram a colorir as pálpebras das bonecas, ao mesmo tempo que os cabelos ficaram mais loiros e a pele mais bronzeada, traduzindo os desejos estéticos da época. Foi também quando a Barbie passou a se parecer mais com a versão que conhecemos hoje, com sobrancelhas e queixo mais finos. Também foram lançadas bonecas com cabelos volumosos, inspiradas em nomes icônicos da indústria como Farrah Fawcett.


Em 1980, Barbies negras e hispânicas foram introduzidas ao mercado pela primeira vez. De polainas e meias-calças coloridas a rabos de cavalo lateral e laços enormes na cabeça, as bonecas traduziam com maestria a estética extravagante da época. Em 1985, a Mattel firmou sua primeira parceria com uma marca de moda, com Oscar de La Renta criando uma linha de vestidos glamorosos e brilhantes para as bonecas.

Nos anos 90, além de clássicos como a Barbie astronauta, CEO e ginasta, a Mattel apresentou pela primeira vez a Totally Hair Barbie. Com cabelos longuíssimos até o tornozelo, em texturas icônicas da época, como o clássico frisado, e adornados com presilhas e mechas coloridas, a boneca, que é o best-seller da linha até hoje, refletia o desejo absoluto daquela época por cabelos longos e volumosos. Celebridades como a atriz Elizabeth Taylor, a designer Donna Karan e a cantora Janet Jackson, símbolos da geração, ganharam suas versões da boneca nessa época.


A imagem da Barbie, contudo, sempre esteve associada a estereótipos de beleza que refletem padrões irrealistas e limitados da sociedade. Para muitos, esses estereótipos falham em representar corpos reais e contribuem para a disseminação de ideais inatingíveis de beleza. Embora as discussões sobre essa questão tenham ganhado relevância no final dos anos 90, somente na década de 2010 a linha de produtos da Barbie começou a se diversificar, introduzindo bonecas com diferentes silhuetas que finalmente passaram a representar a diversidade e a mulher contemporânea de forma mais inclusiva.

Hoje, além de um comprometimento com a diversidade, a Mattel também promove uma série de parcerias entre a boneca e mulheres inspiradoras, como a renomada maquiadora Pat McGrath e a empresária de beleza Huda Kattan, oferecendo às crianças a oportunidade de se identificarem com figuras femininas de destaque.

E você, já assistiu ao filme? Conta aqui pra mim o que achou!

Confira mais da história aqui:
Beijos,
Brigitte.
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