Blog Brigitte Calegari | PELE OLEOSA: HIDRATAÇÃO + DURABILIDADE NA MAQUIAGEM

16.08.18

PELE OLEOSA: HIDRATAÇÃO + DURABILIDADE NA MAQUIAGEM

BRIGITTE CALEGARI

PELE OLEOSA: HIDRATAÇÃO + DURABILIDADE NA MAQUIAGEM

pele

A pele oleosa é mega comum em nosso país! Quem não possuí a cútis com essa característica, com certeza conhece alguém que lida com a oleosidade no dia a dia. Considerada o pesadelo de muitas pessoas, essa condição é apresentada devido ao trabalho em excesso das glândulas sebáceas no rosto e corpo de cada indivíduo.

Entretanto, mesmo que a pele possua esse excesso de “óleo” não significa que ela não deve ser maquiada ou muito menos hidratada em um skincare poderoso. Muito pelo contrário: esse é um mito que precisa ser derrubado! A pele oleosa, assim como a seca ou a mista, também precisa de um cuidado especial para continuar saudável. Além de garantir a reposição de água e minerais que a hidratação proporciona, essa rotina de beleza também controla a oleosidade da pele tornando-a mais sequinha durante o dia. Mas para isso você precisa dos produtos certos! Vamos conhecer?


PRODUTINHOS PARA PELE OLEOSA

produtinhoss

Para a hidratação da pele oleosa é muito importante optar por creminhos oil-free. As melhores opções são os produtos em gel, pois eles proporcionam uma hidratação balanceada e um toque seco após a aplicação – o que garante um resultado ótimo para o dia a dia.

Brumas, essências e fluídos hidratantes também são outros produtinhos importantes para ficar de olho. Como possuem uma fórmula mais levinha são ótimos curingas para turbinar a hidratação das peles oleosas sem pesar.

A minha pele, por exemplo, também é oleosa! Sempre testo alguns novos cosméticos para conhecer e poder aplicar os mais legais na minha rotina de skincare. Posso afirmar que até agora um dos melhores é o Bepantol Líquido! Ele possuí uma fórmula leve, mas excelente para hidratação da pele no dia a dia. Uso a noite, depois de lavar o rosto, aplicando o produto com um disco de algodão sem friccionar muito contra a pele.

A aplicação, inclusive, é um ponto chave! Dependendo do modo como os produtos são depositados no rosto é provável que ocorra a estimulação da oleosidade. É interessante aplicar todos os cremes e afins com movimentos suaves, quase sem força, assim como uma leve massagem. Quanto mais força for usada, maior será o estímulo e, consequentemente, maior a produção de óleo.

A água thermal é outro truque poderosíssimo que tenho na manga e que podemos usar sem medo e (quase) sem moderação! Kkkk Gosto muito de aplicar as borrifadas após o hidratante oil-free ou após a lavagem. Além de refrescar e acalmar a pele, a água thermal também acrescenta viço e turbina a ação emoliente dos creminhos. Há muitas pessoas que acham que é frescurinha, mas garanto que você verá um ótimo resultado!


MAQUIAGEM PARA PELES OLEOSAS

maquiagem

Após a hidratação é comum que as pessoas com pele oleosa precisem recorrer a um primer na preparação da maquiagem. Isso acontece porque os poros dilatados são recorrentes nestes casos e contribuem para o brilho excessivo na cútis. Neste caso é importante ter uma dupla de produtinhos para garantir uma uniformização da textura da pele, além de também segurar a oleosidade por mais tempo. Por isso sempre indico um primer fluído e outro pastoso.

O fluído eu utilizo em todo o rosto, mas o pastoso deve ser apenas nos locais onde os poros são mais dilatados. Um truque legal é aplicar pressionando os dedos contra a pele, como se estivesse depositando o produto dentro do poro.

Isso garante uma superfície mais lisinha e um resultado melhor na finalização da maquiagem. Por isso, logo após o primer você já pode iniciar a aplicação da base, já que a sua pele estará preparada para durar sequinha por muito mais tempo.
Entretanto, assim como é importante a boa escolha dos produtos anteriores, também é essencial optar pela base correta para a pele oleosa.

É importante priorizar produtos que possuem fórmulas de longa duração, já que a fixação é o ponto chave para as bases de pele oleosa. Isso garante que a maquiagem ficará no lugar por muito mais tempo, mesmo com a oleosidade natural que irá aparecer ao longo do dia. Há um post super completo aqui no blog onde listei as 10 melhores bases para peles oleosas. Você pode conferir clicando aqui!

E você? Tem algum segredinho incrível para a pele oleosa? 
Me conte que eu vou adorar saber!

Beijos,
Brigitte






VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE