Brigitte Calegari | Blog

14.08.19

TREND ALERT: MAQUIAGEM NEON

BRIGITTE CALEGARI

Não é só de Carnaval que vive a make neon. As cores vibrantes, com aquele quê “elétrico”, tomaram conta das principais inspirações de beleza e assumiram seu posto na maquiagem – inclusive do dia a dia.

neon

Laranja, rosa, verde, azul e verde aparecem em pigmentos que colorem, principalmente, os olhos em propostas onde o grafismo é protagonista. Delineadores, sombras com contornos bem demarcados e muita máscara de cílios aparecem tonalizados nos tons que já reinaram nos anos 80 e voltaram com tudo.

Euphoria, a nova série do momento transmitida pela HBO, dá ainda mais destaque para a maquiagem neon através de suas personagens. Doniella Davy, principal beauty artist da produção, recebeu o aval do criador da trama e tem mil e uma referências para as belezas, utilizando desde apps (como Tik Tok e Instagram) até os filmes cults dos anos 90. Essas inspirações dão o match perfeito ao centro do enredo, que é o comportamento da Geração Z. Por isso o apelo e a estética jovem estão tão atrelados a essa tendência.

euphoria

Para quem não tem medo de ousar, a make neon também pode se estender aos lábios. O rosa e laranja dominam os batons neons por serem mais fáceis de combinar. Aproveite essa paleta de cores menos óbvia para criar belezas que fujam do padrão convencional onde tudo é super certinho. 

A maquiagem também é um acessório da moda e pode ser combinada ao seu look em propostas que sejam irreverentes. Use isso ao seu favor e, na hora de se arrumar, experimente formas diferentes de usar os seus produtos para criar novos visuais.

Quem esteve no BEAUTY TRENDS e assistiu a Nathalie Billio já está adiantadíssimo com a tendência. A makeup artist carioca trouxe em sua apresentação, que tinha foco na maquiagem editorial e publicitária, os tons de neon em um delineado inferior multicolorido. Nós amamos!

Maquiagem Neon Nathalie Billio Beauty Trends

E os últimos lançamentos de maquiagem comprovam a força do neon na beleza: a mega Huda Kattan lançou três opções de paletas em sua linha, Huda Beauty, coloridas nos tons fluorescentes. Em opções matte ou cintilantes, as paletinhas chamam a atenção pela super pigmentação.

Quer reproduzir a tendência em casa? Se os delineados multicoloridos ainda forem too much, aposte em uma sombra monocromática bem esfumada com a cor neon da sua preferência. Por aqui, adoramos as nuances de rosa e laranja nessa proposta! Dá super para usar no dia a dia em uma make onde toda a atenção fica para os olhos.

E você: aprova essa tendência? Como usaria a make neon no dia a dia?

Beijos,
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

13.08.19

3 DICAS PARA LÁBIOS MAIS VOLUMOSOS

BRIGITTE CALEGARI

Existem alguns truques que transformam o resultado da nossa maquiagem – e hoje eu vou compartilhar três dicas para transformar o volume dos seus lábios usando apenas batom e iluminador.

Você pode usar as dicas separadamente ou em conjunto – e assim conquistar o volume extra tão desejado para os lábios! Vale lembrar que qualquer cor de batom é válida, mas no vídeo preferi usar os tons mais rosados. Bora lá?



Os produtos utilizados no vídeo estão logo abaixo, mas lembre-se: você pode usar produtos que já tem em casa, que possuem efeitos semelhantes, para conseguir o mesmo resultado do vídeo. 

Derma Regenerador Labial - Bepantol (aqui
Pincel 221 - MAC (aqui)
Paleta de Iluminador Backstage - Dior (aqui
Pincel 219 - MAC (aqui)
Batom Yours Truly - Becca (aqui)
Batom Please Me - MAC (aqui)
Batom Full Panic - Pat McGrath (aqui
Pincel 304 - Make Up For Ever (aqui
Brilho Clear Lipglass - MAC (aqui)

Beijos,
Brigitte

VEJA TAMBÉM
TUTORIAL - CORRIGINDO SOBRANCELHAS
STROBING TUTORIAL

12.08.19

PELE SECA: CUIDADOS E MELHORES HIDRATANTES

BRIGITTE CALEGARI

Se você é do clubinho das pessoas que sofrem com a pele seca, esse post foi feito para você! No verão ou, principalmente, no inverno não tem jeito: ela repuxa, fica esbranquiçada e apresenta até algumas rachaduras em regiões que são ainda mais sequinhas, como cotovelos, lábios e afins. 

Pele Seca Dicas de Cuidados e Melhores Hidratantes

Mas, antes de tudo, é importante entender uma diferença: a pele seca é diferente da pele desidratada/ressecada (mesmo que se pareçam). Enquanto a primeira é um tipo de pele, que possuí essas características porque perde água em excesso naturalmente, a segunda é uma condição que geralmente acontece por fatores externos, como o clima ou a falta de água da cútis. 

Quer saber quais são as melhores bases para pele seca? Clique aqui.

A vantagem é que ambos os casos podem aproveitar as dicas abaixo para garantir mais viço e um boost na hidratação. Bora lá?

PRODUTOS PARA EVITAR

Quem tem pele seca precisa ter atenção aos cosméticos e evitar as fórmulas com álcool. Esses tipos de produtos agridem e removem ainda mais a barreira de proteção da pele, que nestes casos já é fragilizada, e a tornam sensível. Produtinhos com fragrância, ácido salicílico e peróxido de benzoíla (estes dois últimos usados para tratamentos de cravos e acne) também podem acentuar problemas, causando descamação, irritação, coceira e (ainda mais!) ressecamento.


QUAIS PRODUTOS USAR?

Suas principais metas devem ser manter e atrair o máximo de água possível para a pele. Portanto, a glicerina e a ureia são dois grandes aliados no processo. Dê preferência para fórmulas com essa composição, além de produtinhos com vitamina E – que possuem antioxidantes e proporcionam uma hidratação mais potente.
 
Se você gosta de incluir óleos na sua rotina, sejam eles faciais ou corporais, as opções naturais são as mais indicadas, porque dificilmente vão causar os probleminhas de sensibilidade e irritação. Por isso o de coco, amêndoas e argan são boas opções. Já desvendamos aqui no blog os segredos dos óleos para skincare. Clica aqui para ler! No caso das manteigas hidratantes, as de karité ou cacau também seguem o mesmo princípio e ajudam a manter a umidade na cútis.

HIDRATANTES PARA PELE SECA

Desde os mais baratinhos, até os produtos-investimento, montamos um guia com as melhores opções para você dar um boost na sua hidratação e dizer adeus para a pele seca.

Os melhores hidratantes para pele seca
 
1. Crème Hidratante A L’Orange – Embryolisse (aqui)
2. Serum em Óleo Noturno Vitamina E – The Body Shop (aqui)
3. Nivea Crème (aqui)
4. Loção Hidratante Peles Secas Dramatically Different – Clinique (aqui)
5. Água termal – Avene (aqui)
6. Bepantol Derma Creme (aqui)
7. Creme Hidratante Facial Creme de La Mer (aqui)

Beijos,
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

06.08.19

BACKSTAGE: CONHEÇA SAVANA SÁ

BRIGITTE CALEGARI

Foi pela vontade de trabalhar com algo diferente, fugindo do convencional, que Savana Sá decidiu seguir carreira no mundo da maquiagem. Se você ainda não ouviu falar esse nome, é importante ligar o seu radar: a gaúcha ganhou, em 2018, o Prêmio Avon de Maquiagem na categoria Publicidade e chama a atenção com uma beleza autoralcolorida e com uma estética impecável!


Com a premiação, Savana se sentiu muito mais confiante para investir na carreira. “Foi o que me motivou me deu coragem para mudar para São Paulo, que era algo que eu queria fazia tempo. Foi maravilhosa a sensação de ganhar o prêmio, eu senti que foi o universo me dizendo que eu estava no caminho certo

 

A carreira na área da beleza veio pelo sonho de trabalhar com moda. Savana viu na maquiagem editorial a chance de estar inserida no mundo fashion, já que na época não conseguia bancar os custos de uma graduação de Moda. As voltas que o mundo dá, não é mesmo?



É possível enxergar na linha criativa dela uma maquiagem autoral, com traçostexturascores camadas usadas de uma forma única – e esse conceito é a sua marca registrada. Além dos filmes, musicais e fontes artísticas “normais”, a maquiadora também usa as próprias modelos como fonte de inspiração. “Parece maluco, mas eu me inspiro muito vendo o rosto da pessoa e pensando no que eu posso criar com aqueles traços.

 

Essa linha de maquiagem, mais artística, é a forma que Savana encontrou para expressar o seu processo criativo. “Tenho muita liberdade e sou apaixonada por criar imagens lindas, eu realmente me satisfaço fazendo editoraisNo feed do seu Instagram (se você ainda não segue, vale o follow!), a gente consegue enxergar toda essa proposta.



Mas engana-se quem pensa que toda a maquiagem ou trabalho de um maquiador publicitário seja assim. Ao mesmo tempo em que rolam os editoriais, onde há essa liberdade na hora de compor a beleza, também há campanhas de moda comerciais onde os profissionais da beleza precisam seguir um moodboard pré-estabelecido. 

 

beleza precisa conversar com o styling, a luz e o cenário. São várias pessoas para criar uma imagem – e tudo precisa estar em sintonia. Outra vezes o cliente já virá com o briefing pronto e você vai precisar respeitar, mesmo que não seja exatamente o que você acha que ficaria melhor. Alguns trabalhos te dão mais liberdade e te contratam pela sua assinatura. É claro que você é livre para propor mudanças, mas num trabalho quem decide a beleza é o cliente.”



Para quem tem interesse ou quer trabalhar nessa área, Savana dá dicas importantes: “todos os maquiadores que tem a intenção de maquiar para publicidade deveriam procurar estudar sobre fotografia e luz. Isso é uma das coisas essenciais: saber como a maquiagem vai se comportar em determinada luz. Quando você é contratada para uma campanha por exemplo, você é responsável pela beleza daquela campanha, ou seja, a maquiagem e o cabelo.” 


Mas não acaba por aí. “Você precisa acompanhar estar atento durante todo o shooting – e estar preparado para situações que podem acontecer e você vai ter que resolver. Por isso na minha mala, além de maquiagem, tenho muitas coisas que podem ajudar num set, como esparadrapo, cortador de unha, lixa, acetona, hidratante e colírio, por exemplo.



Ao trabalhar nesse universo de moda e beleza, sempre surge aquela mini curiosidade sobre o que os beauty artists estão prevendo como tendência. Por isso, também perguntamos à Savana e ela foi direta: “eu queria que a tendência fosse não ter tendência! rs”. Segundo ela, a maquiagem caminha para um lugar que valoriza as diferenças de cada um e a beleza possuí menos regras, incentivando cada maquiador a criar sem medo. Quem aí também concorda?

 

Para a maquiagem pessoal, Savana não abre a mão da modernidade que aplica no seu trabalho, mas usa uma leitura muito mais fresh natural para os seus próprios looks. O seu maior truque de beleza é a aplicação do blush na região frontal do rosto, trazendo o produto para a frente das maçãs e um pouquinho no nariz também.



Ela também prefere usar poucos produtos, e dá preferência aos cremosos, para conseguir manter a textura da pele – ponto muito importante para a naturalidade! As cores, é claro, sempre marcam presença, seja no batom, no delineador ou em algum detalhe especial que ela cria no próprio rosto. “Eu realmente amo brincar com as cores e a minha dica é não ter medo!”.

 

Separamos os produtinhos favoritos da Savana, seja do nécessaire pessoal ou da maleta do trabalho, para você se inspirar e poder reproduzir o visual da maquiadora em casa. Veja só:


Produtos Favoritos Savana Sá

1. Gel Sobrancelhas 24 Hour Brow Setter - Benefit / 2. Leite Hidratante Concentrado - Embryolisse / 3. Lip Balm - Carmex / 4. Bastão Multiuso Studio Quiktrick Stick - M.A.C / 5. Corretivo Pro Longwear - M.A.C / 6. Iluminador e Hidratante Strobe Cream - M.A.C


Para ver mais sobre o trabalho da Savana Sá, siga-a no Instagram clicando aqui.

 

Quem vocês adorariam conhecer na próxima entrevista?

 

Beijos,

VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS

26.07.19

10 CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DO BATOM QUE VOCÊ NÃO SABIA

BRIGITTE CALEGARI

Para conhecer os meus 10 batons preferidos, assista o meu Igtv: 



Considerado como o item de beleza mais icônico, o batom é o produto queridinho em qualquer nécessaire. Não é para menos: todo mundo tem aquela cor preferida– ou algumas dezenas! Kkkk Independente do acabamento, textura ou cor, o batom transforma qualquer maquiagem e dá o tom: seja ele romântico, ousado, discreto ou sensual.

 

E você pode responder ao quiz, no final do post, para saber se você é uma #LipstickObsessed!

 

Dia 29 de julho é o Dia do Batom – e é claro que nós, amantes da maquiagem, precisamos comemorar! Considerado como um produto de beleza predominantemente feminino, o batom já passou por altos e baixos e foi um importante símbolo em diferentes momentos da história. 

 

Pensando nisso, reunimos as 10 curiosidades sobre a história do batom que você provavelmente não sabia. Bora lá?


Batom vermelho Brigitte Calegari - Dia do Batom

 

#1 – Por volta de 5.000 a.C (sim!!!) o batom começava a dar seus primeiros passos! Kkk usado por homens e mulheres, o produto foi “descoberto” através da mistura de cera de abelha e insetos coloridos amassados. Mas o pessoal já usava os truques dos produtinhos multiuso e aplicavam o batom nos lábios, nas bochechas e onde mais fosse interessante.

 

#2 – Foi Cleópatra, a rainha do Egito, que popularizou o uso do batom como conhecemos. Considerada como um ícone de poder e beleza, ela adoraaava usar maquiagem (quem não lembra automaticamente do super delineado?) e o batom era um item constante na sua beleza. Graças a isso, as pessoas começaram a associar o uso do batom à beleza feminina

 

#3 – Pulando no tempo para a era d.C na Europa, a Igreja Católica não era muito simpática com o uso do batom durante muuuito tempo. Os lábios coloridos eram associados a pecados de vaidade e luxúria e, segundo a igreja, as mulheres deveriam se vestir com modéstia. 

 

#4 – Em meio a essas discussões religiosas, o batom voltou a ganhar força graças a Rainha Elizabeth I, que governou a Inglaterra até o ano de 1.603. Ela era cristã, mas adorava ser vaidosa – e por isso popularizou a ideia de que batons possuíam poderes mágicos, inclusive de cura e livramento.


Dia do Batom Brigitte Calegari

 

#5 – Entretanto, por volta do ano 1.700 com a linhagem dos reis George no poder, o Parlamento Britânico criou uma lei que punia mulheres que usassem maquiagem na boca e nas bochechas. Eles acusavam as mulheres de bruxaria (!!!) e que o uso de maquiagem era para seduzir homens para o casamento.

 

#6 – Foi durante a Segunda Guerra Mundial que o batom ganhou ainda mais relevância e importância, porque o consumo de cosméticos cresceu de maneira acelerada. O motivo? As mulheres passaram a trabalhare ganhar seu próprio dinheiro. Nos EUA, usar batom chegou a ser considerado como um ato patriótico e a cor Victory Red virou a sensação.

 

#7 – Também foi durante a Segunda Guerra Mundial que surgiram os batons de longa duração, chamados de “no-smear” (sem borras).


#8 – A partir de 1.900, o batom se torna ainda mais simbólico para as mulheres por estar presente em importantes momentos da luta pela independência e direitos femininos. Durante a marcha pelo voto feminino em Nova York, por exemplo, Elizabeth Arden produziu e distribuiu batons vermelhos para as sufragistas (como as mulheres que participavam do protesto ficaram conhecidas). Arden acreditava na capacidade feminina de fazer parte das decisões estratégicas de um país.


Batom Vermelho Brigitte Calegari Dia do Batom

 

#9 – O uso de batons escuros, e em tons avermelhados, era usado como símbolo da emancipação das mulheres e também em tom de desafio às autoridades masculinas em todas as áreas (social, religiosa e legal). Total girl power!

 

#10 – O boom do batom como cosmético em forma de embelezamento (como usamos hoje) foi entre o final de 1940 e início dos anos 50. As maiores estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe Elizabeth Taylor, sempre usavam os lábios coloridos nas telas do cinema e na vida real. As atrizes popularizaram o batom e o tornaram um dos itens de primeira necessidade na maquiagem feminina. Ainda bem, não é mesmo? Kkk

 

Qual fato sobre o batom você mais gostou de saber?

 

Aproveite para responder o nosso quiz e descubra se você é uma #LipstickObsessed!

 

powered by Typeform
VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO

25.07.19

DESVENDANDO O ÓLEO FACIAL

BRIGITTE CALEGARI

De uns tempos para cá, a palavra skincare tomou conta das nossas vidas. Também pudera... O sucesso de uma maquiagem depende muito de como anda a sua pele - e um produto que vêm chamando a atenção em meio a essa onda de cuidados é o óleo facial.

 

Depois que a rotina de pele coreana desembarcou no Brasil, os óleos faciais - que ainda não eram populares por aqui - foram adicionados rapidamente aos rituais de skincare. Esses produtos, que são concentrados líquidos poderosos derivados de sementes ou flores, possuem um alto poder de absorção, hidratação e propriedades antienvelhecimento. Um sonho, né?

 

Mas você precisa ter atenção para usar o óleo facial no seu dia a dia! Cada ativo tem uma finalidade - e entender qual é a ideal para o seu tipo de pele é essencial para que o óleo cumpra a sua função ou que você não tenha um efeito contrário ao desejado. Bora lá?


Óleo facial na rotina de skincare coreana


ÓLEO FACIAL PARA CADA TIPO DE PELE

 

Sim, todos os tipos de pele podem usar os óleos faciais - inclusive as oleosas! Neste caso, é importante usar o óleo apenas à noite e, ao acordar, lavar o rosto com o sabonete adequado e finalizar com um hidratante em gel oil-free.

 

No caso das peles secas, além de usar antes de dormir, o óleo também pode ser usado durante o dia - desde que sua fórmula não seja fotossensível. Para as peles mistas é legal intercalar o uso durante os dias da semana - dia sim e dia não, por exemplo.

 

COMO USAR ÓLEOS FACIAIS?

 

Por ser absorvido facilmente, o óleo facial é perfeito para dar um boost na hidratação - já que previne a perca de água da pele. Neste caso, também é possível misturá-lo a bases mais sequinhas para um acabamento mais leve e natural para peles secas - ou antes da maquiagem para dar um up no rosto, garantindo um viço extra à maquiagem.

 

Algumas versões bem emolientes (como o óleo de coco) também podem ser usadas como demaquilante, porque dissolve maquiagens mais pesadas, como produtos a prova d'água.

 

COMO APLICAR O SEU ÓLEO FACIAL

 

Atenção (!!!) O óleo facial deve ser sempre aplicado após o hidratante - e nunca antes! Caso a ordem seja trocada, o óleo irá bloquear a absorção do hidratante e não deixará o produto agir na pele. Na ordem correta você garante que o hidratante será "selado" na sua pele e o seu efeito prolongado.

 

O passo a passo da aplicação é simples. Olha só:

 

Após limpar, tonificar e hidratar a sua pele com os seus produtinhos habituais, pingue de três a quatro gotas do óleo escolhido na palma da sua mão e aqueça-o, esfregando uma mão na outra. Depois aperte as mãos no seu rosto, como se estivesse segurando o seu rosto. Vá apertando até cobrir toda a área. Evite esfregar ou fazer qualquer movimento mais brusco e espere o produto secar. 

 

Se for pela manhã, lembre-se sempre de passar o filtro solar - ele é importantíssimo! Após isso, você pode iniciar a sua maquiagem normalmente. 

 

QUAL O TIPO DE ÓLEO DEVO ESCOLHER?

 

Ao conhecer o seu tipo de pele, é possível entender qual propriedade é mais importante para o tipo de óleo facial que você vai escolher. Entretanto, no caso de dúvidas, sempre consulte um dermatologista - ainda mais se você tiver alguma condição de pele sensível, por exemplo. Assim você evita possíveis irritações e alergias, garantindo uma pele linda e saudável!

 

Os óleos de melaleuca (ou tea tree), argan, babosa e rosa mosqueta auxiliam em condições anti-inflamatórias e cicatrizantes, ajudando a controlar a oleosidade também. A rosa mosqueta ainda tem propriedades antienvelhecimento, assim como os óleos a base de esqualano e macadâmia. Já óleos faciais a base de coco, calêndula, vitamina E e gérmen de trigo ajudam a manter e prolongar a hidratação da pele. 

 

Outro ponto importante é fugir das versões minerais, que contenham silicone ou parafina. Esse tipo de produto não é benéfico para a saúde da sua pele e pode mascarar problemas, por obstruir seus poros. Procure sempre fórmulas seguras e limpas!


Saiba mais sobre óleo facial


Clique para saber mais!


1. Óleo Anti-Idade Facial Huile Blue Orchid  - Clarins


2. Óleo Facial Esqualano com Vitamina C e Rosas - Biossance


3. Óleo Rejuvenescedor Antirrugas Abeille Royale - Guerlain


4. Óleo de Rosa Mosqueta - Trilogy


5. Óleo Facial Black Rose Precious - Sisley Paris


6. Óleo Facial Tea Tree - The Body Shop


7. Óleo Facial Oils of Life Intensely Revitalising - The Body Shop


8. Óleo Reparador Facial Smart - Clinique


Você já adotou o uso do óleo facial na sua rotina de skincare?

VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO