Blog Brigitte Calegari | GADGETS DE BELEZA PARTE I

04.05.21

GADGETS DE BELEZA PARTE I

KARINA HOLLO

Skin rollers, gua shas, escovas faciais. Eles se tornaram nossos fiéis companheiros na rotina de skincare e de bem-estar. E se você ainda não entrou para esse clube, vem entender melhor para que serve cada um e entregue-se!

Em tempos de pandemia, cuidar da pele transcendeu a questão de limpar, hidratar e proteger e se tornou um momento de autocuidado e bem-estar. Se você acha que é bobagem, saiba que não é, não. Para começo de conversa, a massagem que a gente faz no rostinho ao aplicar uma espuma de limpeza ou o sérum antioxidante dispara a produção de neurotransmissores de prazer – viu como a ciência explica essa nossa fixação por tratamentos de beleza?

E aí aliados ao momento de isolamento, com menos acesso a sessões na clínica dermatológica ou estética, eles tomaram conta da nossa bancada – os gadgets de beleza. Atire o primeiro gua sha quem não se rendeu a essa ferramenta de origem chinesa ou aos skin rollers para dar um up no rosto super em foco nas reuniões de Zoom. “O guasha e o rolinho de jade são geladinhos o que, junto com a massagem que fazemos com eles, podem ajudar a reduzir o inchaço do rosto”, conta a dermatologista Lilia Guadanhim, de São Paulo. A médica diz que eles são gadgets democráticos – podem ser usados por qualquer tipo de pele! Peles oleosas, maduras, negras, com acne... “Mas é importante ressaltar que eles não têm benefícios anti-idade, ok? Não aumentam a penetração dos cremes, não estimulam o colágeno, não tratam envelhecimento. Veja o guasha e o rolinho com um carinho com a sua pele: se gostar, use!”, fala Lilia

Mas você sabe como usar e tirar o máximo de cada um, seja para absorver melhor os cremes, seja para deixar o rosto pronto para a maquiagem? Vem aprender:

gadgets de beleza



 
GUA SHA PARA DRENAR

A técnica Gua Sha está enraizada em técnicas chinesas antigas usadas para nutrir sua pele. De jade ou de quartzo rosa, é capaz de deixar a pele com aparência mais jovem, firme e radiante, suavizar rugas, aliviar dor de cabeça, eliminar toxinas e liberar a tensão. “Com as mãos, podemos massagear, fazer exercícios e relaxar o rosto. No entanto, às vezes é bom adicionar um pouco de variedade à rotina”, sugere Alessandra Scavone, fonoaudióloga. E se você quer dar um up no rosto em 1 minuto por dia, o gua sha de jade é o ideal. O excesso de líquido no rosto pode causar inchaço e uma pele sem viço e o gua sha pode ajudar muito! “Podemos usá-lo para massagear de modo a ajudar a eliminar toxinas, ativar a circulação sanguínea e aumentar a vitalidade e oxigenar a pele, deixando-a mais firme, com mais viço, ajudando até a suavizar as linhas de expressão.”
 


ROLLER FACIAL PARA REDUZIR OLHEIRAS E LINHAS FINAS

O roller, em especial de jade, alisa a pele a qualquer momento do dia. Já o de quartzo rosa acalmar pele sensível ou inflamada enquanto reduz as bolsas sob os olhos e dá aquele glow – coloque na rotina da manhã! “Isso porque ela é uma das mais maravilhosas pedras de cura e embelezamento, eliminando toxinas e reduzindo o inchaço, suavizando rugas e linhas de expressão, melhorando a elasticidade da pele, aliviando o estresse e a tensão, fazendo uma drenagem linfática, reduzindo as olheiras”, diz ela. 
 
Em tempo: antes de usar qualquer uma dessas ferramentas, certifique-se de ter mãos e rosto limpos antes, ok? De acordo com Alessandra, podem ser usados todos os dias. 
 


Como preparar a pele com o Roller Facial e o Gua Sha para uma maquiagem maravilhosa?
Depois de ter aplicado o hidratante pré-maquiagem, é a hora da massagem com o Roller Facial e o Gua Sha. “O roller será ótimo se você está com o rosto inchado, com bolsas porque fará uma espécie de drenagem, afinando a face, melhorando a tonificação e ajudando a fechar os poros”, fala Alessandra. Vale inclusive deixar o seu roller na geladeira antes do uso. 
 
E se você, além de desinchar, quiser dar um up na musculatura do seu rosto, modelando e ativando a circulação sanguínea, aumentando o viço, passe o Gua Sha. Bem trabalhado, o Gua Sha possibilita uma melhora do tônus muscular facial e deixa pele mais firme. “Passar o Gua Sha antes de dar início ao make é ótimo para acentuar o contorno natural do rosto.”

Com a pele limpa, aplique o hidratante ou óleo e comece a massagem com o roller facial pelo queixo, rolando para fora, em direção à linha do cabelo. Pode continuar esse movimento por todo o resto da área do rosto e pescoço. “O estímulo com o roller facial ou o gua sha, deve ser feito sempre no sentido para fora (no rosto). O movimento ajuda a drenar esses pontos em que o inchaço fica aparente, além de levantar a musculatura da região”, ensina Alessandra. Os movimentos são somente de ida, nunca de volta. Faça cerca de 10 movimentos em cada parte da face. “O lado menor do rolinho é para ser usado nas pálpebras superiores e inferiores. Já o Gua sha pode ser passado 5 vezes em cada região”, fala Alessandra.


ULTRASSOM COM LED

O ultrassom faz parte de tratamentos clássicos em clínicas de estética. O gadget para usar em casa pode ajudar na firmeza, a eliminar inchaço, ativar a circulação e estimular a atividade celular, iluminando a pele. “O LED vermelho tem ação anti-inflamatória, pode ser útil em pacientes com quadros de acne, rosácea ou pele sensível, por exemplo. O LED azul tem ação bactericida e pode ser um tratamento auxiliar nos pacientes com acne mas cuidado – a luz azul/violeta, dependendo da intensidade, pode piorar quadros de manchas e melasma! Aqui novamente a sensação é gostosa e se quiser investir, se joga! Mas é preciso alinhar expectativas e não achar que esses dispositivos são a solução do envelhecimento, ok?”, alerta dra. Lilia
 


ESCOVA FACIAL DE LIMPEZA

Elas são lindas e dão um tom mais profissional para o momento da limpeza da pele, que a gente sabe que é superimportante. Isso sem falar que a massagem que elas fazem no rosto são revigorantes! Dra Lilia faz só um alerta: “Nada de escovas para ‘esfregar’ o rosto, nada de escovas-imitação com cerdas que sejam ásperas! O racional por trás das escovas com vibração sônica é que a vibração das cerdas causa um turbilhonamento da água e colabora para uma melhor limpeza dos poros. Ainda há poucos estudos médicos sobre esses gadgets mas parece que as escovas são sim interessantes, especialmente em peles mais expostas a poluentes e com cravos. 



VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS