Blog Brigitte Calegari | COMO ORGANIZAR A BANCADA DE MAQUIAGEM

16.03.18

COMO ORGANIZAR A BANCADA DE MAQUIAGEM

BRIGITTE CALEGARI

Como organizar a sua bancada de maquiagem - Brigitte Calegari

Sempre recebo inúmeras mensagens pedindo dicas de organização para a bancada de maquiagem quando posto, nos meus stories, spoilerzinhos do meu dia a dia na minha Escola de Maquiagem. Você já a conhece? Postei no meu canal do YouTube um tour por ela e você pode assistir clicando aqui.


Eu acredito que a organização deve ser um dos princípios do maquiador, seja ele um profissional da área ou um amante da maquiagem. A partir deste princípio toda a sua rotina se torna mais prática e eficiente, já que você saberá exatamente onde está determinado produto, terá consciência de todos os itens que possuí e ainda por cima facilitará o armazenamento de tudo após um atendimento. 


Vale lembrar que a maquiagem é o meu instrumento de trabalho. Como professora, utilizo inúmeros produtos para belezas diferentes, como pele clara, negra, madura ou asiática. Portanto, a quantidade de itens que possuo é para atender essa demanda específica durante os meus cursos. Você não precisa ter todos esses itens. Garanto a vocês que minha nécessaire pessoal é super compacta! Se quiserem que eu mostre ela depois comentem aqui, ok?


M I N H A  B A N C A D A  D E  M A Q U I A G E M


Aqui na minha Escola de Maquiagem utilizo uma cômoda espelhada que foi desenvolvida sob medida para as minhas necessidades. Ela é bem ampla e possuí quatro gavetões para o armazenamento dos meus materiais. Preservar os seus produtos longe de fontes de luz é essencial para que a fórmula não sofra alterações. Por isso, caso não tenha um móvel como este no seu espaço, tente guardar suas maquiagens dentro de caixas ou maletas, por exemplo. Isso vai garantir a qualidade, longevidade e características originais dos seus produtos de maquiagem, além de evitar que eles fiquem empoeirados.


Dentro dos gavetões eu conto com divisórias e caixas acrílicas, além de bandejas plásticas também. Procuro sempre adquirir itens de organização sem cor. Os meus acrílicos são transparentes e as bandejas translúcidas. Isso garante uma harmonização na gaveta e torna a procura por determinado item mais fácil, já que eu consigo visualizar melhor tudo o que está exposto.


Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari


A minha dica de ouro para a organização da maquiagem nas gavetas é agrupar os itens por ordem de uso. Na minha primeira gaveta estão todos os produtos que são necessários para eu iniciar a maquiagem. Portanto, no início dessa gaveta estão os dermocosméticos, como demaquilantes, água termal, tônicos e cremes de hidratação. Logo após agrupo em caixas acrílicas os produtos que uso para corrigir as sobrancelhas e os meus corretivos, já que esse é o próximo passo que sigo na maquiagem após a preparação da pele.


Na sequência, dentro dessa mesma gaveta, estão todas as minhas sombras, sejam unitárias ou paletas, e delineadores. É interessante não empilhar seus produtos de maquiagem no espaço em que são armazenados, pois assim é possível visualizar tudo o que está disponível e escolher mais facilmente o produto que está sendo procurado.


Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari


A minha segunda gaveta de maquiagem armazena os produtos que uso após a finalização dos olhos. Por isso há mais divisórias e caixas acrílicas com outros corretivos, bases, pós, blushes e iluminadores. Ao fundo armazeno meus lápis para olhos e máscaras para cílios. Aqui, novamente, não deixo nada empilhado para conseguir visualizar todas as cores e produtos que tenho disponível. Isso ocupa mais espaço na gaveta, é claro, mas facilita o meu trabalho no dia a dia de uma maneira incrível!


A terceira e quarta gaveta também armazenam outros produtos, masssss elas não são tão visualmente belas quanto as primeiras! #confissões Lá estão armazenados os meus batons, que são os últimos produtos que aplico na maquiagem, minhas caixas de cílios postiços e os materiais que utilizo nas aulas aqui na Escola, como apostilas e equipamentos diversos.


Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari

Para os batons eu utilizo aqueles organizadores de acrílico próprios para o produto e algumas caixinhas também, onde coloco os batons líquidos, gloss e lápis de boca. Meu truque para os batons é organizá-los de ponta cabeça, porque isso facilita eu encontrar a cor que eu quero pelo nome. Você também pode dar uma pintadinha com a cor do batom nesse rótulo do fundo para te ajudar a visualizar mais rapidamente, se preferir.


Por fim, no topo da bancada, eu agrupo meus pincéis e outros itens que utilizo com frequência, como os discos de algodão e os cotonetes. Outro truque que eu considero essencial para a organização da bancada de maquiagem é o agrupamento de pincéis por suas características. Explico: em copos, organizo essas ferramentas de acordo com a sua função e tipo de cerda. Portanto, meus pincéis de cerdas naturais para o rosto ficam juntos em um mesmo copo, separados dos pincéis de cerdas sintéticas. O mesmo acontece para os pincéis de olhos, pois cada cerda fica em um copo. 


Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari

Também sempre deixo um copo vazio disponível para colocar os pincéis que vão ficando sujos durante a maquiagem, pois o pincel só volta para o seu copo de “origem” depois que for higienizado com álcool isopropílico ou lavado com sabonete neutro. Essa regra também vale para as minhas esponjas. Elas só voltam para a gaveta após lavadas. Isso é muuuuito importante, pois além de conservar a sua ferramenta por mais tempo, também garante que fungos e bactérias não se proliferem nos pincéis e nos próprios produtos, como blushes ou sombras, além do rosto da própria modelo ou cliente. Por isso, preste muita atenção e cuidado com isso, ok?


M A I S   D I C A S


Pelo meu Instagram (@BrigitteCalegari) convidei os meus seguidores a colaborarem com esse post e recebi dicas que podem ajudar muitas pessoas que estão em busca da organização da bancada ou da maleta de maquiagem. A Kissylla e a Duda deram dicas incríveis! Veja abaixo:


Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari

Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari

Também fiz uma pesquisa de imagens que pode te ajudar ainda mais na montagem e/ou organização do seu cantinho. É possível dar novos usos para muitas coisas que já temos em casa, sem a necessidade de investir em novos itens, por exemplo. Exercite a sua criatividade nessa hora e garanta o resultado que você tanto quer.


Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari

Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari

Eu adorei a proposta do carrinho ou das prateleiras laterais para quem atende em salões ou tem um estúdio pequeno. Eles economizam um bom espaço e garantem que os seus produtos de maquiagem fiquem organizados em categorias, assim como nas gavetas da minha bancada. Além disso, possuem um custo vs. benefício super interessante!


Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari

Como organizar a bancada de maquiagem - Brigitte Calegari

Os copos de velas ou de whisky também podem ser usados como porta-pincéis lindos, assim como eu utilizo no meu espaço. Taças estilizadas, como as que ganhamos em festas ou compramos de forma unitária, também ficam liiiindas para organizar seus pincéis ou batons, por exemplo. Bandejas fofinhas de cozinha ou decorativas também são ótimas para ajudar a agrupar suas ferramentas e produtos. 


Qual a forma que você mais gosta de usar para a organização da bancada ou penteadeira? Conta para mim nos comentários!


Beijos,

Brigitte

VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE