Blog Brigitte Calegari | A ILUMINAÇÃO IDEAL PARA FOTOGRAFAR SUAS MAQUIAGENS

15.02.16

A ILUMINAÇÃO IDEAL PARA FOTOGRAFAR SUAS MAQUIAGENS

BRIGITTE CALEGARI

Quando fotografamos o nosso trabalho, uma das coisas mais importantes é a iluminação. Por isso, eu sempre sugiro investir um pouco mais nessa parte para mostrar realmente o resultado final da maquiagem. 


A luz do Sol é a mais confiável e que mostra as cores como elas são, sem alteração, por isso é utilizada como padrão de comparação para qualquer outra fonte de luz. Poucas pessoas sabem, mas existe um índice que mostra quais lâmpadas tem a reprodução de cor mais parecidas com a do sol. É o Índice de Reprodução de Cor (IRC). Quanto maior o IRC (numa escala de 0 a 100), mais fiel a reprodução de cor. O IRC do Sol é de 100.

IRC


Felizmente, algumas marcas já tem lâmpadas que se aproximam à reprodução de cor  equivalente a do sol, chegando a ter índice maior que 90. Já as lâmpadas comuns tem o IRC por volta de 70, o que não valoriza tanto as cores reais.


Se você não tem uma lâmpada de IRC alto, o ideal é usar a luz natural do dia. Aproxime-se à uma janela ou trabalhe em um ambiente externo.


Outra opção para quem não tem as lâmpadas de IRC alto e também não tem a possibilidade de aproveitar a luz natural externa é mesclar lâmpadas de cores quentes e cores frias.

No ambiente de trabalho, as luzes não podem ser diretas, elas devem ser difusas. Use um plafon com acrílico, por exemplo, e evite lâmpadas dicroicas focadas. Usando iluminação difusa, você evita que as lâmpadas criem excesso de luz em alguns pontos e sombras em outros, pois isso não valoriza o rosto e muito menos a maquiagem que você quer apresentar nas fotos.


CAMARIM LUZES DIFUSAS


Luzes difusas / Reprodução Pinterest


A iluminação ideal para o espelho de camarim deve ser indireta, um exemplo é colocar as lâmpadas atrás do espelho. Outra ideia é usar as lâmpadas bolinha fosca. O legal dessa opção é que elas iluminam a frente e as laterais, evitando a criação de pontos diretos de luz que prejudicam a imagem.


CAMARIM LUZES DE BOLINHA


Luzes Bolinha Fosca / Reprodução Pinterest


No próximo post vou falar de forma mais aprofundada sobre a iluminação específica para fotografia de maquiagem. Amanhã no blog!


Confira também o Curso Fotografia e Iluminação para Maquiadores da minha Plataforma Online de Cursos.

Beijos,

Brigitte.


VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC