Blog Brigitte Calegari | BACKSTAGE: CONHEÇA SAVANA SÁ

06.08.19

BACKSTAGE: CONHEÇA SAVANA SÁ

MARÍLIA OLENSKI

Foi pela vontade de trabalhar com algo diferente, fugindo do convencional, que Savana Sá decidiu seguir carreira no mundo da maquiagem. Se você ainda não ouviu falar esse nome, é importante ligar o seu radar: a gaúcha ganhou, em 2018, o Prêmio Avon de Maquiagem na categoria Publicidade e chama a atenção com uma beleza autoralcolorida e com uma estética impecável!


Com a premiação, Savana se sentiu muito mais confiante para investir na carreira. “Foi o que me motivou me deu coragem para mudar para São Paulo, que era algo que eu queria fazia tempo. Foi maravilhosa a sensação de ganhar o prêmio, eu senti que foi o universo me dizendo que eu estava no caminho certo

 

A carreira na área da beleza veio pelo sonho de trabalhar com moda. Savana viu na maquiagem editorial a chance de estar inserida no mundo fashion, já que na época não conseguia bancar os custos de uma graduação de Moda. As voltas que o mundo dá, não é mesmo?



É possível enxergar na linha criativa dela uma maquiagem autoral, com traçostexturascores camadas usadas de uma forma única – e esse conceito é a sua marca registrada. Além dos filmes, musicais e fontes artísticas “normais”, a maquiadora também usa as próprias modelos como fonte de inspiração. “Parece maluco, mas eu me inspiro muito vendo o rosto da pessoa e pensando no que eu posso criar com aqueles traços.

 

Essa linha de maquiagem, mais artística, é a forma que Savana encontrou para expressar o seu processo criativo. “Tenho muita liberdade e sou apaixonada por criar imagens lindas, eu realmente me satisfaço fazendo editoraisNo feed do seu Instagram (se você ainda não segue, vale o follow!), a gente consegue enxergar toda essa proposta.



Mas engana-se quem pensa que toda a maquiagem ou trabalho de um maquiador publicitário seja assim. Ao mesmo tempo em que rolam os editoriais, onde há essa liberdade na hora de compor a beleza, também há campanhas de moda comerciais onde os profissionais da beleza precisam seguir um moodboard pré-estabelecido. 

 

beleza precisa conversar com o styling, a luz e o cenário. São várias pessoas para criar uma imagem – e tudo precisa estar em sintonia. Outra vezes o cliente já virá com o briefing pronto e você vai precisar respeitar, mesmo que não seja exatamente o que você acha que ficaria melhor. Alguns trabalhos te dão mais liberdade e te contratam pela sua assinatura. É claro que você é livre para propor mudanças, mas num trabalho quem decide a beleza é o cliente.”



Para quem tem interesse ou quer trabalhar nessa área, Savana dá dicas importantes: “todos os maquiadores que tem a intenção de maquiar para publicidade deveriam procurar estudar sobre fotografia e luz. Isso é uma das coisas essenciais: saber como a maquiagem vai se comportar em determinada luz. Quando você é contratada para uma campanha por exemplo, você é responsável pela beleza daquela campanha, ou seja, a maquiagem e o cabelo.” 


Mas não acaba por aí. “Você precisa acompanhar estar atento durante todo o shooting – e estar preparado para situações que podem acontecer e você vai ter que resolver. Por isso na minha mala, além de maquiagem, tenho muitas coisas que podem ajudar num set, como esparadrapo, cortador de unha, lixa, acetona, hidratante e colírio, por exemplo.



Ao trabalhar nesse universo de moda e beleza, sempre surge aquela mini curiosidade sobre o que os beauty artists estão prevendo como tendência. Por isso, também perguntamos à Savana e ela foi direta: “eu queria que a tendência fosse não ter tendência! rs”. Segundo ela, a maquiagem caminha para um lugar que valoriza as diferenças de cada um e a beleza possuí menos regras, incentivando cada maquiador a criar sem medo. Quem aí também concorda?

 

Para a maquiagem pessoal, Savana não abre a mão da modernidade que aplica no seu trabalho, mas usa uma leitura muito mais fresh natural para os seus próprios looks. O seu maior truque de beleza é a aplicação do blush na região frontal do rosto, trazendo o produto para a frente das maçãs e um pouquinho no nariz também.



Ela também prefere usar poucos produtos, e dá preferência aos cremosos, para conseguir manter a textura da pele – ponto muito importante para a naturalidade! As cores, é claro, sempre marcam presença, seja no batom, no delineador ou em algum detalhe especial que ela cria no próprio rosto. “Eu realmente amo brincar com as cores e a minha dica é não ter medo!”.

 

Separamos os produtinhos favoritos da Savana, seja do nécessaire pessoal ou da maleta do trabalho, para você se inspirar e poder reproduzir o visual da maquiadora em casa. Veja só:


Produtos Favoritos Savana Sá

1. Gel Sobrancelhas 24 Hour Brow Setter - Benefit / 2. Leite Hidratante Concentrado - Embryolisse / 3. Lip Balm - Carmex / 4. Bastão Multiuso Studio Quiktrick Stick - M.A.C / 5. Corretivo Pro Longwear - M.A.C / 6. Iluminador e Hidratante Strobe Cream - M.A.C


Para ver mais sobre o trabalho da Savana Sá, siga-a no Instagram clicando aqui.

 

Quem vocês adorariam conhecer na próxima entrevista?

 

Beijos,

VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS