Blog Brigitte Calegari | PELE SECA: CUIDADOS E MELHORES HIDRATANTES

12.08.19

PELE SECA: CUIDADOS E MELHORES HIDRATANTES

MARÍLIA OLENSKI

Se você é do clubinho das pessoas que sofrem com a pele seca, esse post foi feito para você! No verão ou, principalmente, no inverno não tem jeito: ela repuxa, fica esbranquiçada e apresenta até algumas rachaduras em regiões que são ainda mais sequinhas, como cotovelos, lábios e afins. 

Mas, antes de tudo, é importante entender uma diferença: a pele seca é diferente da pele desidratada/ressecada (mesmo que se pareçam). Enquanto a primeira é um tipo de pele, que possuí essas características porque perde água em excesso naturalmente, a segunda é uma condição que geralmente acontece por fatores externos, como o clima ou a falta de água da cútis. 

Quer saber quais são as melhores bases para pele seca? Clique aqui.


A vantagem é que ambos os casos podem aproveitar as dicas abaixo para garantir mais viço e um boost na hidratação. Bora lá?

PRODUTOS PARA EVITAR

Quem tem pele seca precisa ter atenção aos cosméticos e evitar as fórmulas com álcool. Esses tipos de produtos agridem e removem ainda mais a barreira de proteção da pele, que nestes casos já é fragilizada, e a tornam sensível. 

Produtinhos com fragrância, ácido salicílico e peróxido de benzoíla (estes dois últimos usados para tratamentos de cravos e acne) também podem acentuar problemas, causando descamação, irritação, coceira e (ainda mais!) ressecamento.


QUAIS PRODUTOS USAR?

Suas principais metas devem ser manter e atrair o máximo de água possível para a pele. Portanto, a glicerina e a ureia são dois grandes aliados no processo. 

Dê preferência para fórmulas com essa composição, além de produtinhos com vitamina E – que possuem antioxidantes e proporcionam uma hidratação mais potente.
 
Se você gosta de incluir óleos na sua rotina, sejam eles faciais ou corporais, as opções naturais são as mais indicadas, porque dificilmente vão causar os probleminhas de sensibilidade e irritação. Por isso o de coco, amêndoas e argan são boas opções.  Já desvendamos aqui no blog os segredos dos óleos para skincare. Clica aqui para ler! 

No caso das manteigas hidratantes, as de karité ou cacau também seguem o mesmo princípio e ajudam a manter a umidade na cútis.

HIDRATANTES PARA PELE SECA

Desde os mais baratinhos, até os produtos-investimento, montamos um guia com as melhores opções para você dar um boost na sua hidratação e dizer adeus para a pele seca.

Os melhores hidratantes para pele seca
 
1. Crème Hidratante A L’Orange – Embryolisse (aqui)
2. Serum em Óleo Noturno Vitamina E – The Body Shop (aqui)
3. Nivea Crème (aqui)
4. Loção Hidratante Peles Secas Dramatically Different – Clinique (aqui)
5. Água termal – Avene (aqui)
6. Bepantol Derma Creme (aqui)
7. Creme Hidratante Facial Creme de La Mer (aqui)

Beijos,
VEJA TAMBÉM
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: OLHOS
TENDÊNCIAS DE MAQUIAGEM - OUT/INV 2014: LÁBIOS