Blog Brigitte Calegari | O ESTILO DAS FRANCESAS

22.11.17

O ESTILO DAS FRANCESAS

BRIGITTE CALEGARI

As francesas são referência no mundo da moda – e não estamos falando das grandes maisons como Chanel, Dior ou Saint Laurent. As mulheres que moram na França esbanjam charme, elegância e requinte em todas as ocasiões do seu dia. Esse lifestyle é super requisitado em todo mundo, tornando-as referências como sinônimo de bom gosto no street style.

Blogger Jeanne Damas - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

A blogger francesa @jeannedamas

Consideradas como as mulheres mais elegantes do mundo, as francesas ostentam uma moda clássica, atemporal e que é invejada por muitos. Apesar de não terem um estilo propriamente definido, a essência fashion dessas mulheres é definida pela atitude.

Ao andar pela Galeries Lafayette pude notar todo esse glamour, até porque as autênticas french girls passam longe de produções extremamente elaboradas que conotam um ar de excesso. Esse estilo pode até ser resumido como um minimalismo chique! Não poderia ser diferente, não é mesmo? Paris é um dos berços da moda mundial e esse clima é perfeito para influenciar pessoas que amam o mundo fashion e estilo. Eu, por exemplo, sou uma grande admiradora e fã!

Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

Há duas publicações interessante sobre o tema que você pode ler para obter mais informações sobre as francesas: uma é o famoso livro “A Parisiense – O Guia de Estilo de Ines de La Fressange”, escrito por Ines de La Fressange e pela jornalista de moda Sophie Gachet. O livro retrata o que Ines aprendeu sobre estilo e beleza durante os anos que trabalhou na indústria da moda, além de preciosos conselhos de como se vestir com o charme das francesas. Já o título “Como Ser Uma Parisiense em Qualquer Lugar do Mundo”, escrito por Anne Berest, responde por meio de entrevistas com mulheres genuinamente parisienses o porquê as mulheres da França são únicas e irresistíveis.

Isabelle Hervé-Pénard, que é a personal stylist da Galerie, contou em entrevista os itens que acha essenciais para o closet da francesa moderna. Anote aí!

B L A Z E R

Adaptado do armário masculino, o blazer é um grande curinga para o estilo da mulher francesa. Segundo Isabelle, ele precisa vestir perfeitamente no corpo. Por isso, nada de peças oversized: a linha dos ombros deve bater e a peça não pode ser larga.

Blazer  - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

J E A N S

Sim! É possível coordenar looks extremamente elegantes com uma calça jeans. E as francesas são a prova real disso! Isabelle comenta que o shape skinny é o melhor para as produções e que devemos ter no closet sempre três cores: a calça na lavagem tradicional, na super escura e na cor branca. A peça dispensa apresentações quanto a sua versatilidade, é extremamente jovem e injeta no look a casualidade necessária do estilo francês.

Skinny Jeans  - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

J A Q U E T A   D E   C O U R O

As jaquetas de couro podem até devem ser consideradas como investimento. Extremamente atemporais, as peças resistem a qualquer modismo e acrescentam muito estilo a produção. Um look com a jaqueta, jeans e camiseta é considerado como um uniforme das francesas! Absolutamente tudo combina com a peça. Por isso, vale a pena investir em bons materiais na hora de escolher a sua. O corte perfecto é um dos mais versáteis e que valoriza qualquer produção!

Jaqueta de couro  - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

S A P A T I L H A

Práticas e confortáveis, mas ao mesmo tempo charmosas, as sapatilhas são os sapatos oficiais das francesas para os compromissos do dia a dia. Elas vivem com seus pares e não as trocam facilmente por qualquer sapato. O modelo com ponta arredonda e um laço delicado é o preferido. Pelo menos uma, na cor preta, toda francesa deve ter.

Sapatilha - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

S C A R P I N

Se a sapatilha for o sapato do dia a dia, o scarpin é (sem dúvidas) o salto alto oficial das mulheres na França. Além dos modelos que já estamos acostumadas por aqui, que possuem bico fino e salto mais alto, Isabella também sugere um clássico Roger Vivier, que possuí salto e ponta menores e uma fivela para arrematar.

Scarpin - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

 T R E N C H C O A T

O trenchcoat (ou sobretudo) é uma peça extremamente utilizada por homens e mulheres em toda a Europa. Na França, ele fica ainda mais charmoso quando combinado ao look completo das francesas. Vai vem com jeans, vestidos, peças em alfaiataria... Uma infinidade de looks e combinações para executarmos que se tornarão ainda mais charmosas!

Trenchcoat - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

B O L S A   G R A N D E

É notável a preocupação que as francesas possuem com o conforto e a versatilidade, mesmo para se vestir. Por isso, a bolsa escolhida como favorita deve ser prática sem perder seu charme. A sugestão fica por conta do modelo tote, por exemplo, ou a shopper: ótimas por seu espaço interno e com shapes que vão bem em quase todas as ocasiões.

Bolsa - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

C L U T C H

A carteira-bolsa é outro truque poderoso do closet francês. Pense na seguinte situação: um compromisso surge de última hora e você já está no trabalho. Pegue a clutch de dentro da sua bolsa e deixe a maior no escritório. Você estará pronta para uma ocasião mais formal ou elegante, por exemplo, somente com a troca dos acessórios.

Clutch - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

B L A C K   D R E S S

Outra peça que dispensa apresentações, mas que permite um guarda-roupas mais rico e suas produções ainda mais charmosas, é o vestido preto porque ele pode ser base para qualquer look! Basta coordenar as sobreposições corretamente ou apostar em acessórios mais impactantes. Não há como errar nessa produção!

Vestido preto - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

Além das dicas de Isabelle, também há outras peças que complementam o closet feminino francês e que são vistas em inúmeras produções do street style desse país. Elas são experts em coordenar o clássico com o moderno em produções que passam longe da caretice. A alfaiataria, por exemplo, é curinga e aparece sempre repaginada com muita feminilidade. Por isso, invista super em uma boa camisa branca com shape diferenciado – nada de peças com modelagem tradicional, ok?

Outro grande segredo das francesas é a cartela em tons neutros. Mesmo que isso seja sempre repetido em dicas de estilo, a cartela em cores neutras possibilita uma infinidade de combinações no seu closet, porque tudo irá combinar entre si. E as francesas sabem disso! Podem observar: seus looks sempre são mais “descoloridos” por apostarem em tons de preto & branco. O toque fashion nesse cenário é acrescentado pelos acessórios. Invista em brincos poderosos ou em sapatos com acabamentos e cores diferenciadas, por exemplo.

Emmanuelle Alt é personificação dessa referência. Sempre mescla peças que possuem shapes interessantes (blazers e jaquetas) com outras básicas, mas em geral coloridas com as nuances neutras. Preto, branco e cinza estão em praticamente todos os seus looks acompanhadas de detalhes impactantes. Inspire-se com alguns looks!

Emmanuelle Alt - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

Emmanuelle Alt - Estilo das Francesas - Brigitte Calegari

Algumas personalidades francesas relataram em entrevistas o que consideram ser o grande segredo do charme e estilo delas. Garance Doré, fotógrafa, ilustradora e escritora, disse ao The Guardian que “O estilo francês é sobre atitude! A mulher francesa usa basicamente jeans, não muda muito com as estações, ela é a anti ‘it-girl’”. Isabel Marant, reconhecida designer de moda, comentou que “Quando as pessoas me perguntam qual é a diferença das mulheres francesas e norte-americanas, é principalmente que as mulheres francesas passam muito tempo fingindo que não presta atenção, quando na verdade estão fazendo exatamente isso. É mais uma questão de atitude”.

Já Inès de la Fressange, autora do livro citado, afirmou que são “Dez lições para dominar o visual à la parisienne. Entre elas: usar jeans com sandálias com brilhantes e não tênis; uma saia lápis com flats ou invés de saltos; um vestido de noite com uma bolsa de vime; um vestido de chiffon estampado com coturnos; uma malha de paetês com calça masculina; um paletó com tênis. A parisiense perfeita nunca usa sabão no rosto e nem rosa nos lábios ou sai de casa sem maquiagem, mesmo nos finais de semana”.

E vocês, o que acham? Também são adeptas ao mood francês?

Beijos, Brigitte

VEJA TAMBÉM
DICAS DE FOTOGRAFIA PARA MAQUIAGEM
MINHA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE