Blog Brigitte Calegari | MAQUIAGEM PARA RUIVAS: DICAS E TRUQUES INFALÍVEIS

25.10.17

MAQUIAGEM PARA RUIVAS: DICAS E TRUQUES INFALÍVEIS

BRIGITTE CALEGARI

Oi gente, tudo bem? Hoje vamos falar sobre os cabelos ruivos! Vocês sabiam que as madeixas em tons avermelhados naturais são as mais raras do mundo?! Estima-se que apenas 2% da população mundial nasce com essa característica. Personalidades como Marina Ruy Barbosa, Cíntia Dicker, Emma Stone e Julianna Moore podem comemorar e servir de inspiração para nós com maquiagens incríveis!


Cintia Dicker - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari

(Foto: Fábio Bartelt (SD MGMT))


Existem algumas dicas e truques na harmonização das cores que são essenciais para uma maquiagem impecável em ruivas. Nas naturais, o tom da pele geralmente é avermelhado e temos o plus das sardas que cá entre nós, são muito charmosas! Por isso, a atenção ao círculo cromático e a escolha das nuances que serão utilizadas é importantíssima! No blog há uma matéria super interessante falando sobre o círculo e o seu uso no visagismo. Você pode ler o conteúdo aqui.


Uma regrinha de ouro na make das gingers girls é nunca disputar espaço entre beauty & hair, priorizando o uso de cores complementares ao vermelho ou alaranjado dos fios para tornar o visual coerente e harmonizar todo o rosto. Além disso, escolher um ponto da make para o destaque também é importante. Como o cabelo, por si só, já é um grande centro das atenções, olhos e boca não podem disputar espaço. Por isso, sempre escolha um dos dois para depositar os elementos mais chamativos da maquiagem.


D I C A S   D E   P R O D U T O S   E   T R U Q U E S   P A R A   R U I V A S


P E L E


A preparação de pele para ruivas tem o diferencial quando a pessoa possuí as sardas, pois existem duas opções: mantê-las ou não. Particularmente, acredito que manter as sardas é ótimo, pois é uma característica da pessoa e camuflar isso pode transformá-la. É sempre importante lembrar que a maquiagem é um instrumento importantíssimo para ressaltar nossos principais pontos e não nos transformar em outra pessoa.


Pensando nisso, as melhores opções de produtos para a pele são BB creams e bases de coberturas leves ou médias. Sempre procure por aquelas que são indicadas para o seu tipo de pele, seja ela normal, seca ou oleosa. Entretanto, se a intenção for cobrir as pintinhas, as bases de cobertura alta são essenciais acompanhadas de corretivo e pó.


Bases - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari

BB Cream L'oréal // Base Teint Miracle Lancôme // Base Pro Longwear M.A.C.


É muito importante escolher com sabedoria as cores dos blushes para ruivas. Como a pele e o cabelo possuem o fundo avermelhado, os melhores tons são os pêssegos e os bronzes para manter o ar de saúde e a harmonização facial dos fios.


Blushes - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari

Blush Coppertone M.A.C. // Blush Givenchy Terre Exotique


Além da iluminação que aplicamos normalmente na maquiagem, as ruivas podem usar com mais frequência a técnica de strobing, aquela que proporciona brilho e viço mais acentuados em pontos estratégicos do rosto. O strobing pode, inclusive, ser o o protagonista de uma maquiagem desde que combinado com uma pele fresh e suave. Eu adoro! E vocês?!


Iluminadores - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari

Iluminador Hourglass Ambient Palette // Iluminador Becca Opal


O L H A R


Enganam-se aqueles que pensam que as maquiagens das ruivas não podem ter cor. Os tons aplicados em sombras podem variar entre diversas nuances, mas sempre pensando na harmonização com a cor do cabelo através do círculo cromático e levando em consideração o estilo da pessoa.


·        Looks clássicos: o marrom é considerado como uma cor neutra no universo da maquiagem, assim como o preto e o branco. Por isso as ruivas, como qualquer outra coloração, podem abusar de sombras e pigmentos nessa nuance. Os tons de cappuccino, chocolate e café vão muito bem na paleta.


·        Maquiagens ousadas: o uso do lilás, azul e, principalmente, o verde(que complementa o vermelho no círculo cromático) são destaques para makes que desejam usar mais cor nas ruivas. O cuidado, é claro, vale na dosagem e na harmonização dos tons durante a elaboração da pálpebra.


·        Cintilâncias: as sombras com texturas e brilhos são interessantíssimas para as ruivas, pois garantem um visual surpreendente na maquiagem. Tons dourados e acobreados são os mais indicados para essa composição, que deve prezar sempre por uma mistura mais elegante e atemporal.


·        O uso do preto: como as ruivas possuem, geralmente, médio e baixo contraste em relação de pele e cabelo, o preto pode ser uma cor perigosa quando usada em excesso na maquiagem. Deixe de lado os olhos super carregados e aposte na intensidade da cor em recursos com o delineado na pálpebra superior ou na inferior em conjunto.


Sombras - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari

Master Palette By Mario Anastasia Beverlly Hills


Ao contrário das sombras pretas, as ruivas podem usar e abusar das máscaras para cílios, pois o produto garante que o olhar fique mais marcado sem pesar tanto no visual. Além dos produtos pretos, as máscaras marrons são maravilhosas para serem usadas em makes do dia a dia. Cílios postiços naturais devem ser itens obrigatórios na nécessaire dos produtos de festa, porque vão garantir o contorno do olhar de uma maneira eficaz e delicada. Quem não ama?!


Cílios Postiços - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari
Cílios Crème Modelo D Wispy

Usar produtos específicos para as sobrancelhas das ginger girls é tão importante quanto uma pele bem feita, pois faz toda a diferença na beleza. Como os fios geralmente são claros para as ruivas naturais, o uso do lápis acinzentado ou marrom claro para reforçar o desenho natural da sobrancelha é primordial para garantir que os fios não sejam camuflados na pele.


para aquelas ruivas que passaram pelo processo de coloração, é interessante utilizar tons como o louro acobreado (caso seus fios sejam alaranjados) ou vermelho escuro (caso o cabelo possua um vermelho mais vivo) para igualar as cores dos fios.


Sobrancelhas - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari

Gel de sobrancelhas M.A.C. Girl Boy


L Á B I O S


Os lábios das ruivas também podem ser coloridos com inúmeras variações de cores, desde que a harmonia seja respeitada na seleção dos tons. Os mais abertos, como os pinks, não valorizam a beleza dessa coloração porque disputam espaço com o contraste dos cabelos.


Entretanto, os tons alaranjados mais fechados, vermelhos vivos e nuances de vinho (que podem até criar um ton sur ton com os demais vermelhos)  são as melhores opções e perfeitos para produções diurnas e noturnas. Selecione sempre lembrando do seu tom de pele!


·        Peles frias: vermelhos azulados, ameixa e vinho;


·        Peles quentes: vermelhos alaranjados e coral;


·        Peles neutras: cereja e escarlate são nuances ótimas!


Batons - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari
Batom Feels So Grand M.A.C. // Batom Bianca Bruna Tavares // Batom Leo Kylie Jenner


I N S P I R A Ç Õ E S   D E   M U L H E R E S   R U I V A S


Separei para vocês uma seleção incrível de mulheres ruivas que podem ser utilizadas como inspiração para a sua rotina de beleza. Julianne Moore e Emma Stone, além das musas brasileiras Marina Ruy Barbosa e Julia Petit, são as minhas gingers favoritas!
Mesmo super elegantes, elas conseguem ser modernas em suas produções.
o incríveis!


Julia Petit - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari


Emma Stone - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari



Julianne Moore - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari


Marina Ruy Barbosa - Maquiagem para Ruivas - Brigitte Calegari



Espero que você tenha gostado e que aproveite muito essas dicas!

Minha plataforma de cursos online em breve vai estar no ar com o curso de automaquiagem "Minha Maquigem" com o passo para reproduzir auto-maquiagens incríveis, desde a preparação da pele até a finalização.
Acesse cursos.brigittecalegari.com.br e inscreva-se para saber mais!


Beijos, Brigitte

VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC