Blog Brigitte Calegari | DESVENDANDO O ÓLEO FACIAL

25.07.19

DESVENDANDO O ÓLEO FACIAL

MARÍLIA OLENSKI

De uns tempos para cá, a palavra skincare tomou conta das nossas vidas. Também pudera... O sucesso de uma maquiagem depende muito de como anda a sua pele - e um produto que vêm chamando a atenção em meio a essa onda de cuidados é o óleo facial.

 

Depois que a rotina de pele coreana desembarcou no Brasil, os óleos faciais - que ainda não eram populares por aqui - foram adicionados rapidamente aos rituais de skincare. Esses produtos, que são concentrados líquidos poderosos derivados de sementes ou flores, possuem um alto poder de absorção, hidratação e propriedades antienvelhecimento. Um sonho, né?

 

Mas você precisa ter atenção para usar o óleo facial no seu dia a dia! Cada ativo tem uma finalidade - e entender qual é a ideal para o seu tipo de pele é essencial para que o óleo cumpra a sua função ou que você não tenha um efeito contrário ao desejado. Bora lá?


Óleo facial na rotina de skincare coreana


ÓLEO FACIAL PARA CADA TIPO DE PELE

 

Sim, todos os tipos de pele podem usar os óleos faciais - inclusive as oleosas! Neste caso, é importante usar o óleo apenas à noite e, ao acordar, lavar o rosto com o sabonete adequado e finalizar com um hidratante em gel oil-free.

 

No caso das peles secas, além de usar antes de dormir, o óleo também pode ser usado durante o dia - desde que sua fórmula não seja fotossensível. Para as peles mistas é legal intercalar o uso durante os dias da semana - dia sim e dia não, por exemplo.

 

COMO USAR ÓLEOS FACIAIS?

 

Por ser absorvido facilmente, o óleo facial é perfeito para dar um boost na hidratação - já que previne a perca de água da pele. Neste caso, também é possível misturá-lo a bases mais sequinhas para um acabamento mais leve e natural para peles secas - ou antes da maquiagem para dar um up no rosto, garantindo um viço extra à maquiagem.

 

Algumas versões bem emolientes (como o óleo de coco) também podem ser usadas como demaquilante, porque dissolve maquiagens mais pesadas, como produtos a prova d'água.

 

COMO APLICAR O SEU ÓLEO FACIAL

 

Atenção (!!!): o óleo facial deve ser sempre aplicado após o hidratante - e nunca antes! Caso a ordem seja trocada, o óleo irá bloquear a absorção do hidratante e não deixará o produto agir na pele. Na ordem correta você garante que o hidratante será "selado" na sua pele e o seu efeito prolongado.

 

O passo a passo da aplicação é simples. Olha só:

 

Após limpar, tonificar e hidratar a sua pele com os seus produtinhos habituais, pingue de três a quatro gotas do óleo escolhido na palma da sua mão e aqueça-o, esfregando uma mão na outra. Depois aperte as mãos no seu rosto, como se estivesse segurando o seu rosto. Vá apertando até cobrir toda a área. Evite esfregar ou fazer qualquer movimento mais brusco e espere o produto secar. 

 

Se for pela manhã, lembre-se sempre de passar o filtro solar - ele é importantíssimo! Após isso, você pode iniciar a sua maquiagem normalmente. 

 

QUAL O TIPO DE ÓLEO DEVO ESCOLHER?

 

Ao conhecer o seu tipo de pele, é possível entender qual propriedade é mais importante para o tipo de óleo facial que você vai escolher. Entretanto, no caso de dúvidas, sempre consulte um dermatologista - ainda mais se você tiver alguma condição de pele sensível, por exemplo. Assim você evita possíveis irritações e alergias, garantindo uma pele linda e saudável!

 

Os óleos de melaleuca (ou tea tree), argan, babosa e rosa mosqueta auxiliam em condições anti-inflamatórias e cicatrizantes, ajudando a controlar a oleosidade também. A rosa mosqueta ainda tem propriedades antienvelhecimento, assim como os óleos a base de esqualano e macadâmia. Já óleos faciais a base de coco, calêndula, vitamina E e gérmen de trigo ajudam a manter e prolongar a hidratação da pele. 

 

Outro ponto importante é fugir das versões minerais, que contenham silicone ou parafina. Esse tipo de produto não é benéfico para a saúde da sua pele e pode mascarar problemas, por obstruir seus poros. Procure sempre fórmulas seguras e limpas!


Saiba mais sobre óleo facial


Clique para saber mais!


1. Óleo Anti-Idade Facial Huile Blue Orchid  - Clarins


2. Óleo Facial Esqualano com Vitamina C e Rosas - Biossance


3. Óleo Rejuvenescedor Antirrugas Abeille Royale - Guerlain


4. Óleo de Rosa Mosqueta - Trilogy


5. Óleo Facial Black Rose Precious - Sisley Paris


6. Óleo Facial Tea Tree - The Body Shop


7. Óleo Facial Oils of Life Intensely Revitalising - The Body Shop


8. Óleo Reparador Facial Smart - Clinique


Você já adotou o uso do óleo facial na sua rotina de skincare?

VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO