Blog Brigitte Calegari | COMO MONTAR A SUA MALETA DE MAQUIAGEM

28.06.18

COMO MONTAR A SUA MALETA DE MAQUIAGEM

BRIGITTE CALEGARI

Image and video hosting by TinyPic 

Seja nas aulas da minha Escola de Maquiagem ou via Instagram, sempre recebo dúvidas de maquiadores profissionais e amadores que querem montar a maleta de maquiagem perfeita para atendimentos externos, mas ficam na dúvida do que deve ser colocado ou deixado de fora. Isso acontece porque o mercado da beleza possui um leque extenso de possibilidades e os maquiadores necessitam ter versatilidade para diferentes tipos de atendimento.

 

Além dos ateliês ou espaços físicos dedicados, muito profissionais atendem trabalhos externos, como maquiagem a domicílio, salões alugados ou trabalhos publicitários de moda, onde o material fundamental para a execução da maquiagem precisa ser transportado. Em casos assim é imprescindível ter uma maleta de maquiagem compacta com os itens essenciais. Afinal, mesmo que a gente tente dar um jeitinho, é impossível carregar a bancada inteira dentro de uma maleta! Kkk


Em outro post aqui no blog, comentei sobre as diferentes áreas de atuação em que um make-up artist pode atuar. Para conferir clique aqui.



P R O D U T O S   E S S E N C I A I S   N A   M A L E T A   D E   M A Q U I A G E M


A sua maleta de maquiagem deve conter todos os itens que você utiliza durante a preparação, execução e finalização da maquiagem de maneira compacta. E como isso é possível? Usando alguns truques de misturinha e fazendo escolhas inteligentes de produtos curingas.


produtinhos faciais

01. Controlador de Oleosidade - MAC

02. Água Micelar de Limpeza 5 em 1 - L'Oréal Paris

03. Água de Beleza - Caudalie

04. Leite Hidratante Fluido - Embryolisse

05. Prep + Prime Fix - MAC



Os produtos que não conseguimos substituir e devem ser levados em variações são os específicos para os tipos de pele, afinal respeitar essa característica do seu cliente é o primeiro passo para uma maquiagem de sucesso. Além dos dermocosméticos para preparação (como demaquilantes, tônicos e hidratantes), você também precisa contar com opções de bases para peles normais/secas e mistas/oleosas para todo novo atendimento, salvo exceção de clientes frequentes que você já conhece as características, por exemplo.


Mas engana-se quem pensa que por isso será necessário levar dezenas de vidros de base em uma maleta... Assim que definido a base específica para cada tipo de pele você só precisa se preocupar em ter três tons de variação na maleta. Sim, isso mesmo! Lembra dos truques? A misturinha entre tons vai garantir a gama de cores extensa para que você possa atender qualquer pessoa! E isso também vale para os corretivos: escolha a sua fórmula preferida para os atendimentos e varie os tons em claro, médio e escuro para criar novas nuances a partir da mistura dos tons originais.


Inclusive, falando em corretivos, tenho outro truque incrível que fez o maior sucesso quando o compartilhei no meu Stories: os corretivos coloridos


Se você tem o corretivo branco, por exemplo, vai conseguir clarear qualquer cor de base ou de corretivo normal em vários tons – dependendo da quantidade de produto que for misturada. Caso você tenha o corretivo lilás, vai ser possível tornar uma base de fundo amarelo em fundo rosado para utilizar em pessoas com pele fria. Isso mesmo! É incrível e funciona super bem.


Não se preocupe em comprar uma infinidade de produtos com diferentes colorações e temperaturas. Com os corretivos coloridos em mãos você consegue proporcionar versatilidade aos seus outros produtos e economiza espaço (e investimento!) na maleta de maquiagem.


Já que a ordem é a otimização de produtos e espaço na maleta de maquiagens, nada mais legal do que levar um único pó translúcido para realizar a aplicação em todos os tons de peles ao invés de diferentes pós com cores distintas. O pó translúcido adapta-se a cor em que for aplicado garantindo a selagem completa dos produtos líquidos e cremosos sem alterar os tons.


pele incrível

01. Base Teint Idole Ultra Wear - Lancôme

02. Base Studio Fix Fluid SPF 15 - MAC

03. Primer The Porefessional - Benefit Cosmetics

04. Base Superstay 24hs - Maybelline

05. Pó Solto Mineral - Laura Mercier
06. Corretivo Pro Longwear - MAC

07. Corretivo Fit Me - Maybelline
08. Pó Transparente Light Reflecting - Nars
09. Primer Revitalift - L'Oréal Paris



A orientação para sombras e pigmentos é mais abrangente, pois neste caso não há um limitador específico para a escolha dos itens que irão compor a sua maleta de maquiagens. Acredito que seja importante ter uma paleta com tons neutros e sombras que sejam adequadas para temperaturas de peles frias ou quentes para obter a harmonização das cores. O mesmo vale para os batons! Aposte em cores curingas e crie misturinhas a partir delas para obter novas nuances e multiplicar o espaço dentro da sua maleta de maquiagem.


Além dos pincéis, outras ferramentas essenciais no trabalho de um maquiador são os utensílios. Peças como plaquetas, espátulas, pinças, curvex e mini tesouras fazem toooda a diferença para o seu atendimento! Além de acrescentar mais profissionalismo, com os utensílios você garante maior controle do uso de produto, como a dosagem de produto na plaqueta, e também a higienização de alguns itens, pois você poderá raspar o seu batom com a espátula para não ser necessário passar a bala do produto nos lábios das clientes.



Utensílios



A higienização é uma característica essencial para os maquiadores profissionais. Utilizar os produtos de maneira correta e com os utensílios corretos garante que seus produtos não serão contaminados e não irão contaminar áreas sadias de outros clientes. Tersol, conjuntivite e herpes labial são recorrentes em várias pessoas e seus produtos podem ser contaminados com o contato direto. Por isso, escovinhas descartáveis de máscara para cílios, pincéis de batom e cotonetes são essenciais para garantir que tudo ocorra bem. 


destacar o olhar

01. Sombras em Pó Sweet Peach Eye - Too Faced

02. Cola para Cílios - MAC
03. Delineador Tattoo Liner - Kat Von D.

04. Lápis de Olhos - MAC

05. Eyeshadow Primer Potion - Urban Decay
06. Paleta de Sombra e Contorno Shade and Light - Kat Von D.

07. Máscara de Cílios The Colossal - Maybelline
08. Sombra em pó - MAC



Eu ainda vou além e também utilizo seeempre álcool isopropílico para limpar os pincéis quando finalizo uma maquiagem. Basta borrifar o produto algumas vezes em uma toalha de papel e higienizar o pincel na superfície. Vale também utilizar limpadores de pincel express com fórmulas antissépticas. O cuidado e a preocupação são sempre válidos para estes casos.



D I C A S   P A R A   E S C O L H E R   S U A   M A L E T A


A organização é a chave para uma maleta de maquiagem profissional eficiente! Independente se você ainda é um maquiador iniciante ou já construiu a sua carreira com os atendimentos personalizados, a ordem da maleta é essencial: tanto para saber os produtos que você tem disponíveis quanto para garantir agilidade ao seu atendimento. 


Além das maletas tradicionais, que lembram baús cromados, alguns maquiadores também adaptam outras bolsas e malas para o transporte de seus produtos: malas de mão, mochilas, bolsas espaçosas... Tudo é válido na hora de escolher a sua maleta de maquiagem, mas é importante dar preferência para itens mais rígidos, pois desta forma seus produtos ficarão protegidos durante o transporte.


Organizar os produtos em nécessaires dentro da sua maleta de maquiagem também é outra dica de ouro! Dessa forma você consegue setorizar o passo a passo da sua maquiagem e retira somente a nécessaire que vai usar naquele momento. Isso deixa o espaço de atendimento organizado e também garante mais rapidez para guardar todos os itens novamente.


Sempre quando saio para os cursos pelo Brasil, organizo todos os meus produtos em nécessaires transparentes por categorias: bases, pós, blushes, máscaras... Condiciono tudo em uma mala de mão rígida e despacho itens que não passam pela segurança dos aeroportos, como aerossóis (a água termal, por exemplo) e utensílios metálicos.  


Gostaram das dicas? Quais métodos vocês utilizam para a organização da maleta de maquiagem? Vamos trocar experiências e conhecer novas dicas para tornar essa organização melhor! Deixo aqui também o convite para você conhecer o meu novo curso, "Segredos do Esfumado", que vai ser incrível para você aprimorar suas técnicas e transformar sua forma de maquiar! Clique aqui para saber mais. 


Beijos,

Brigitte


VEJA TAMBÉM
MAQUIAGEM
DE BOLSA
WISHLIST
MAIO