Blog Brigitte Calegari | COMO FOTOGRAFAR SUAS MAQUIAGENS

16.02.16

COMO FOTOGRAFAR SUAS MAQUIAGENS

BRIGITTE CALEGARI

Eu acredito que quando você faz um trabalho incrível e super profissional com a maquiagem, as fotos que você tira dos looks devem estar à altura desse trabalho. Vou mostrar pra vocês um pouco do que eu faço e recomendo para conseguir mostrar os resultados reais das suas maquiagens!


FOTO TIRADA COM IPHONE 6


Foto feita com os quadradinhos de LED + iPhone 6


Em relação aos ângulos usados para as fotografias das maquiagens:

  • Prefiro não tirar foto de frente, pois ela não valoriza a maioria dos rostos, a testa e o nariz ficam muito grandes, aumenta a o rosto, deixando-o mais gordinho entre outros problemas;
  • De baixo também não recomendo pois esse ângulo aumenta muito o rosto das clientes e modelos;

  • Opto por fotografar as maquiagens com o rosto mais na diagonal e com o foco um pouco inclinado para cima, não muito reto; assim você valoriza mais o formato do rosto e o nariz não fica tão evidente, a testa fica menor e o queixo também, além de marcar um pouco mais o maxilar.


Eu uso o meu próprio celular para tirar as fotos das maquiagens. A lente que eu uso é a do iPhone 6. Uma coisa muito importante é sempre limpar a lente da câmera do celular antes de tirar as fotos, principalmente nós que estamos sempre com um pouco de produto/maquiagem nos dedos. Também é importante focar sempre na tela e dar um pós tratamento para garantir que a cor vai ficar mais próxima da real, corrigindo brilho, contraste e nitidez.


Eu indico câmeras (profissionais ou semi) para quem realmente tem conhecimento para usá-las e não vai apenas fotografar em modo automático, mas em geral, minha sugestão é usar a câmera do próprio celular, desde que seja boa. Também não recomendo tirar a foto contra a luz, porque a luz ofusca a maquiagem.


Para iluminar a fotografia, o que eu recomendo é usar um ring light (comprei o meu em NYC na BH Photo&Video) ou uma soft box e iluminações que sejam circulares para iluminar o rosto de uma forma uniforme, como um todo, sem criar sombras indesejadas. Essas luzes também devem ser difusas e se você comprou um ring light que é aberto, ou seja, não tem nada cobrindo as lâmpadas, o recomendado é cobrir com um pano chamado diffusion cloth. É um pano fino e claro que difunde a luz de cada lâmpada.


LED + RINGLIGHT


Eu tenho dois quadradinhos de LED (LUNIX LNX 325) e para iluminar a foto com eles você deve posicioná-los um de cada lado do rosto, assim você ilumina o rosto como um todo e não terá o perigo de fazer sombras no rosto.


Alguns programas que eu recomendo para corrigir as cores das fotos também são o Afterlight, que é um aplicativo que você pode baixar no celular e também o Lightroom que é um software que precisa ser instalado no seu PC ou MAC para funcionar. Também é válido dizer que para corrigir as cores é necessário uma noção de fotografia.


Como você pode ver, quase tão importante quanto fazer um bom trabalho na maquiagem é saber mostrá-lo como ele realmente é, ou seja, como é visto a olho nu na luz natural. Por isso, vale a pena investir em uma boa iluminação difusa no local de trabalho e em uma iluminação como o ring light para fazer as fotos do resultado final.


Quer saber mais? 
Acesse o post completo e atualizado falando sobre a fotografia para maquiadores:
http://www.brigittecalegari.com.br/blog/fotografia-para-maquiadores


Se quiser se tornar um expert em fotografia e iluminação de maquiagem, conheça o curso na minha plataforma online clicando AQUI!



Beijos e bom trabalho!

Brigitte


VEJA TAMBÉM
MANUAL BATOM
VERMELHO
DICAS DE COMPRAS EM NYC